Bodas de Carvalho! Parabéns Itiruçu

Foto/Blog Itiruçu Online

Foto/Blog Itiruçu Online

Bodas de Carvalho : Itiruçu festeja hoje, dia 01 de setembro, seus 80 anos de autonomia. Conta a História que a primeira penetração do território do município data de 1823, conhecido como Morro Grande, mais tarde Alto do Bonfim. Foi o arraial elevado a sede da subprefeitura de Itiruçu, em 1933. E, afinal, após luta gloriosa, obtinha-se a completa independência a 18 de julho de 1935, pelo Decreto nº 9.599 que permaneceu o nome de Itiruçu, e passou a município. O nome de Itiruçu é originário do Tupi: morro grande. Os naturais do município denominam-se “itiruçuenses”. Foi importante para Itiruçu a vinda dos italianos, que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e integração social e cultural com a população da terra que adotaram como sua.

bandeira

 O município de Itiruçu é composto do Povoado de Upabuçu, Vila Pimentel, Vila Geraldo Cerqueira, Povoado Luiz Caetano (Várzeas), Teixeira, Baixa do Meio, Pati, e o  povoado  Vitória. Tem como limite: ao norte, Lajedo do Tabocal; ao Sul, Jequié; a leste, Jaguaquara e a oeste, Lafaiete Coutinho. O visitante vai desfrutar de serras, morros, rios e lagoas na localidade.

A equipe do Blog Itiruçu saúda os itiruçuenses por mais um aniversário na história. Povo que mesmo antes de qualquer podo já construía sua história. Aos chegados e com suas lutas ajudaram na construção do município, nossa gratidão e respeito. Que nos próximos 80 anos, Itiruçu possa agregar valores aliado ao desenvolvimento. Parabéns Itiruçu!


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas