Barragem da Embasa chega a 90% da capacidade total após chuvas e anima Itiruçu e Lajedo

Choveu forte em várias regiões da Bahia nesta segunda-feira (03). Registros de aproximadamente 160 milímetros de chuvas caíram em cidades do Vale Jiquiriçá, dentre elas os municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal.

Uma tromba d’água renovou os níveis de pequenos açudes, que já estão sangrando nos dois municípios. Mas, de certo, a notícia mais comemorada pelas chuvas, que oculta os prejuízos de moradores com desabamentos de muros e tetos, é que a Barragem de onde é captada água para distribuição aos municípios de Itiruçu e  Lajedo do Tabocal recebeu grande volume de água, acumulando em poucas horas de chuvas, mais de 03 metros de água, chegando a 90% de sua capacidade. Há alguns anos o manancial não atinge um nível alto em apenas uma chuva.

Os moradores mesmo com as fortes chuvas criticaram a falta de ação da Embasa com a barragem, que ficou cerca de seis meses em nível morto e não provocou nenhuma limpeza para acumular mais água no reservatório, com acumulo de muita  lama, que inclusive, atolou animais.

A Barragem deve voltar a ser usada para captação de água para tratamento, mas com o excesso de lama acaba causando problemas no sistema de filtros Russos do Sistema de Tratamento, o que ocasiona de inicio o tratamento de uma menor vazão. Com riachos afluentes abastecendo a Barragem, o manancial deve chegar a 100% de sua capacidade e ocorrer o sangramento, o que ajudará na limpeza da água com menor período na sedimentação da lama recebida.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas