Autor de grandes novelas, Gilberto Braga morre aos 75 anos

O autor de novelas brasileiro, Gilberto Braga, morreu na noite desta terça-feira, 26, aos 75 anos. Ele sofria de Mal de Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Braga comemoraria seu 76º aniversário na próxima segunda-feira, 1º de novembro.

De acordo com o Blog do Ancelmo Gois, o autor vinha sofrendo nos últimos dias de uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago e não conseguiu resistir as complicações. Gilberto Braga era casado desde 2014, com o decorador Edgar Moura Brasil.

Braga iniciou a carreira em 1972, como roteirista do seriado Caso Especial, transmitido na Rede Globo até 1974. Entre os principais trabalhos do autor, estão “Escrava Isaura” (1976), “Dancin Days” (1978), “Anos Dourados” (1986), “Vale Tudo” (1988), “Rainha da Sucata” (1990) e “Paraíso Tropical” (2007).

O último trabalho de Gilberto Braga foi como autor principal na novela “Babilônia”, transmitida pela Rede Globo no ano de 2015.

Com Paraíso Tropical, inclusive, o autor chegou a ser indicado para o prêmio Emmy Internacional, na categoria de melhor telenovela.

Repercussão

Após a morte do autor, diversos artistas prestaram homenagens e lamentaram a grande perda. Em entrevista por telefone à GloboNews, o ator Tony Ramos exaltou as qualidades de Gilberto Braga e o classificou como um “autor refinado”.

“Acabo de saber dessa triste notícia por vocês, uma pessoa brilhante, inteligente, muito culta. Infelizmente é a notícia que você não quer ouvir, não sabia que ele tinha sido internado como vocês noticiaram agora. Muito triste. Gilberto sempre foi um autor, a obra dele está aí, não precisa eu ficar falando. Essa obra mostra o autor refinado, culto que ele era”, disse Ramos.

Em sua conta no Twitter, o humorista Marcos Veras lembrou que sua primeira participação em teledramaturgias foi na obra Babilônia, dirigida justamente por Gilberto Braga. “Minha primeira novela na Globo foi Babilônia de Gilberto Braga. Fui feliz e sou muito grato pelas cenas do Norberto”.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas