Agrijaguar estimula negócios da agricultura familiar em Jaguaquara; evento reúne a região e grandes empresas na Toca da Onça.

agrijar (7)

A prefeitura de Jaguaquara, através da Secretaria de Agricultura, realiza neste final de semana, sábado 27 e domingo 28, a 2ª Edição da Agrijaguar- Feira de Agricultura de Jaguaquara.

Comercialização de terrenos no Entroncamento a todo vapor. Equipe da Luzitália.

Comercialização de terrenos no Entroncamento a todo vapor. Equipe da Luzitália.

 Com o tema “Agricultura: essa á a nossa força!”, a feira promove a integração entre produtores rurais, comerciantes, agentes financeiros, técnicos agrícolas e consumidores, para buscar em conjunto o desenvolvimento agropecuário sustentável, de forma moderna e equilibrada com o meio ambiente.

Grande participação popular no evento aquecendo a economia local

Grande participação popular no evento aquecendo a economia local

A Agrijaguar nasceu com a perspectiva de contemplar os mais diversos setores econômicos, sociais, culturais e ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Além disso, a feira tem o papel de divulgar a importância da agricultura do município para o crescimento econômico do Estado.

Palestra com o Engenheiro agrônomo da UFRB, Marcos Silva.

Palestra com o Engenheiro agrônomo da UFRB, Marcos Silva.

Jaguaquara se destaca no setor agrícola do Estado pela produção de hortifrutigranjeiros e possui produção expressiva, principalmente das culturas de chuchu, maracujá, tomate e banana. Além de serem comercializados em todo o Estado, esses produtos também são exportados. A realização dessa segunda  edição da Feira na cidade estimula intercâmbio de novas tecnologias agrícolas, para que o pequeno produtor rural possa impulsionar sua produção e permanecer no campo com qualidade de vida. Além dessas, a comercialização de diversos produtos aquece a economia regional.

Loja da 25 de Março é uma das atrações da Agrijaguar.

Loja da 25 de Março é uma das atrações da Agrijaguar.

Para o prefeito Giuliano Martinelli, que é também engenheiro agrônomo, a priorização de eventos voltados à valorização do homem do campo é de suma importância no resgate da força da agricultura familiar.

Prefeito Giuliano satisfeito com a segunda edição da Agrijaguar.

Prefeito Giuliano satisfeito com a segunda edição da Agrijaguar.

“É com muita satisfação que estamos provendo a 2ª Agrijaguar, uma feira que visa, principalmente, fortalecer a agricultura familiar em nosso município e resgatar as tradições da nossa agricultura, que foram perdidas ao logo do tempo. Hoje, vejo a importância que temos  em realizar um evento deste porte, que graças a Deus acontece com mais dois eventos paralelos: o Campeonato de Motocross e a Marcha de cavalos; reunindo todos os cavaleiros do município.  Uma coisa tem haver com a outra, pois o pilar da economia do município de Jaguaquara é a agricultura, então, nada mais justo do que fazer perante o poder público o reconhecimento dessas pessoas que trabalham diariamente no campo e que traz o sustento para nossa cidade. Todas as cidades regionais presentes, bem como, muitas empresas de todo o estado e algumas de outras capitais brasileiras, isso é muito bom para Jaguaquara”, destacou Giuliano.

 agrijar (28)

Indagado sobre a alegação de dificuldades financeiras, mais com o apoio a grandes eventos, o gestor disse:

-Isso tudo é fruto de parcerias. A crise que assola os municípios da Bahia não é diferente de outros estados. É um problema que está afetando as finanças de todo o país. Tenho certeza que, com calma e tranquilidade conseguiremos ajustar essa prefeitura até o final do ano. Sabemos que a queda do FPM comprometeu em diversos seguimentos de nossa prefeitura a ponto de estamos atrasados com alguns fornecedores, mas aos poucos ajustaremos a situação de alguns contratos. O povo não merece ser punido por essa falta de receita, acredito que, o gestor tem que ser inovador e otimista e, acima de tudo um visionário. Realizamos grandes eventos que visam reconhecer à cultura, a exemplo dos evangélicos, onde conseguimos realizar uma grande festa em comemoração ao dia do evangélico, reunindo mais de 10 mil pessoas na Praça e agora com mais esses três eventos: Agrijaguar, Motocross e Campeonato de Marcha.  Isso me deixa feliz, pois o dinheiro público está sendo gasto com o povo.

Nota e fotos originais do Blog Itiruçu Online. Visualize aqui mais fotos do evento. 


Comentários

Uma Resposta para “Agrijaguar estimula negócios da agricultura familiar em Jaguaquara; evento reúne a região e grandes empresas na Toca da Onça.”

  1. Avatar

    Geisa Sales

    Evento brilhante. Parabéns aos organizadores.

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas