Agosto Dourado: HGRS oferece programação de incentivo ao aleitamento materno

A partir deste último  domingo (1º), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) oferecerá uma programação especial aos seus trabalhadores e pacientes em atenção à campanha Agosto Dourado. Mundialmente, esse é o mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno – isso porque o leite humano é o alimento padrão ouro para o recém-nascido.

Em consonância com a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam), que, neste ano, abordará o tema ‘Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos’, a equipe multidisciplinar da ala neonatal do HGRS promoverá atividades para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno na unidade. A agenda conta com quiz de amamentação, sarau musical, rodas de conversa, jogo da memória e recital de cordel, entre outros.

Com isso, os profissionais da unidade pretendem comemorar a Smam e intensificar as práticas de incentivo ao aleitamento materno no hospital, conforme conta a enfermeira Ana Carolina Meireles, que atua no Banco de Leite Humano do HGRS. “A amamentação é indicada para crianças de até dois anos ou mais e para bebês exclusivamente até os seis meses. O leite materno é o melhor e mais completo alimento que o bebê pode receber, considerado padrão ouro pela sua qualidade”, lembra.

De acordo com ela, a rede de apoio tem papel fundamental no início e na continuidade da amamentação. “Quando falamos em rede de apoio, não estamos nos referindo apenas à família da mulher que amamenta. Estamos falando de toda a rede que, de alguma forma, protege essa mulher para que ela e seu bebê exerçam esse direito. Incluímos aqui as leis que regulamentam a venda de substitutos do leite, as leis trabalhistas que garantem a licença-maternidade e paternidade, os profissionais de saúde que oferecem suporte técnico para essa família, a comunidade onde está inserida essa mulher. Enfim, todos somos responsáveis pela proteção ao aleitamento materno. Se você pode, amamente seu filho. Se você conhece alguém que amamenta, ofereça apoio e incentivo”, completa Carolina.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas