Agências do INSS voltam a funcionar na segunda-feira; Itiruçu na lista

Agência de Itiruçu retomará atividades. Foto/Blog Itiruçu Online.

Após ficarem com atendimento presencial suspenso por cerca de seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades a partir da próxima segunda-feira (14), em todo o país. Na primeira fase de reabertura, no entanto, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerão apenas em unidades específicas. Na lista das cidades que abrirão, está a Agência de Itiruçu.

Apesar da retomada na próxima segunda, o atendimento será parcial, com hora marcada, sendo restrito exclusivamente para:

  • Segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • Serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

Para agendar horário, é necessário acessar Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou ligar para o telefone 135. Em todo o período de agências fechadas, os requerimentos de serviços previdenciários e assistenciais foram realizados, exclusivamente, por meio do “Meu INSS” e pela central de atendimento. Apesar disso, muitas pessoas relataram dificuldades para conseguir benefícios.

O gerente do INSS de Itiruçu, o advogado Dr. Alender Correia,  confirmou  ao Itiruçu Online que adotará todos os procedimentos de segurança de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, sendo  instaladas barreiras de acrílico nos guichês e enviado álcool em gel, máscaras comuns, luvas, máscaras Face Shield, termômetro, foi sinalizada a APS, e ainda ajustados os assentos para distanciamento.

-“Itiruçu está entre as primeiras a reabrir. Só na Gerência Executiva a qual fazemos parte são 26 agências das quais só 4 abrem segunda, entre elas Itiruçu. Pesou o nosso empenho em voltar a atender ao público, pois nos sensibiliza ver que temos um fluxo constante, de muitas pessoas indo à APS em busca de atendimento e não podermos deixar que ingressem pela determinação do fechamento.  Ainda assim, está autorizado a princípio apenas o atendimento agendado e para serviços restritos. Recomenda-se o uso do aplicativo ou do site do MeuINSS através do qual é possível solicitar a maioria dos serviços. Quanto à perícia, ainda não há previsão de retorno porque a agência precisa de ajustes estruturais mais complexos. Mas essa é a realidade da grande maioria das agências que têm perícia. De todo modo, ficamos felizes (ainda que com muitas restrições impostas) em voltar a acolher as pessoas que precisam do INSS, e esperamos que em breve possamos voltar ao atendimento sem restrições. Mas já é um passo. E Itiruçu sai na frente”- declarou Alender Correia ao Itiruçu Online.

Agências que vão reabrir na Bahia

Sem perícia médica:

  1. Amargosa (1)
  2. Belmonte (1)
  3. Campo Alegre de Lourdes (1)
  4. Canavieiras (1)
  5. Cansanção (1)
  6. Castro Alves (1)
  7. Coaraci (1)
  8. Curaçá (1)
  9. Eunápolis (1)
  10. Gandu (1)
  11. Iaçu (1)
  12. Ibicaraí (1)
  13. Iraquara (1)
  14. Itabatã (1)
  15. Itabela (1)
  16. Itanhém (1)
  17. Ituberá (1)
  18. Maragogipe (1)
  19. Piatã (1)
  20. Pilão Arcado (1)
  21. Piritiba (1)
  22. Prado (1)
  23. Queimadas (1)
  24. Ruy Barbosa (1)
  25. São Felipe (1)
  26. Tancredo Neves (1)
  27. Tucano (1)
  28. Ubaitaba (1)
  29. Vera Cruz (1)

Com perícia médica:

  1. Amélia rodrigues (1)
  2. Cachoeira (1)
  3. Cruz das Almas (1)
  4. Dias d’ávila (1)
  5. Euclides da Cunha (1)
  6. Feira de Santana (1)
  7. Ilhéus (1)
  8. Ipiaú (1)
  9. Irecê (1)
  10. Itamaraju (1)
  11. Itiruçu (1)
  12. Jequié (1)
  13. Juazeiro (1)
  14. Moro do Chapéu (1)
  15. Paulo Afonso (1)
  16. Ribeira do Pombal (1)
  17. Salvador (5)
  18. Santo amaro (1)
  19. Santo Antonio de Jesus (1)
  20. Serrinha (1)
  21. Teixeira de Freitas (1)

Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas