feira

Lafaiete Coutinho, no período de 18 a 19 de outubro, realizará a 5ª Feira de Agronegócio e Agricultura Familiar.  A Feira será promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente. O evento vai reunir em um único espaço uma grande mostra de toda a economia da cidade e região.

O objetivo desta feira é evidenciar o potencial econômico do município, fortalecendo e aproximando os canais de comercialização de produtos e serviços, atraindo novos mercados e clientes para as empresas, promover o contato pessoal com os clientes, aumentar a notoriedade da empresa, proporcionar o conhecimento de novas tendências do setor e analisar a concorrência.

 cavalgada-09-14

Paralelo a Feira, acontecerá a Cavalgada Para Todos. A festa reunirá cavaleiros e Amazonas de todo interior da Bahia. A saída da Cavalgada será do município de Jequié, às 08h, do Parque de Exposição. Haverá churrasco para os participantes.

Durante a noite shows musicais animarão os foliões. As atrações já confirmadas são: NETINHO DO FORRÓ, WESLEI LIBERATO E GEL DO MORRO. Saiba tudo sobre o evento, clicando aqui. 


maracas

Na madrugada desta segunda-feira (29), a agência dos Correios, localizada na Praça da Bandeira, foi arrombada na cidade de Maracás. A Polícia Militar da 4ª CIA e Caesg foram informadas e passaram a realizar diligências para capturar os criminosos. Com informações, chegaram até a Pousada Damary, onde os bandidos provavelmente poderiam está hospedados, mas só encontraram pertences em um dos apartamentos.

 maracass

Os militares então ficaram em campana nas imediações da Av.Brasília, na expectativa de algum deles retornar a Pousada, fato ocorrido horas depois, quando o casal de suspeitos Rafael Rocha Silva Nonato,18 anos, natural de Conceição do Araguaia-GO., e Nayane Gomes da Silva, 18 anos, também de Goiânia, chegaram em um veículo Pálio placa policial OVI-8140, licença de Vitória-ES., e foram abordados pelos militares e encontrado uma bolsa com a quantia furtada dos correios.

 carro

O casal  acabou confessado a participação no arrombamento ocorrido na área dos fundos e como também do envolvimento de mais dois casais, segundo a dupla, todos de Goiânia e que teriam fugido para o sul do estado, levando a maior parte do dinheiro furtado dos Correios. De posse de mais informações, os militares impetraram diligências passando por Jequié, Jitaúna e Ipiaú, mas não obtiveram êxito, entretanto a Caesg prosseguiu diligência para as cidades de Itabuna e Ilhéus, na tentativa de capturar o restante da quadrilha. É mais uma ação da 4ª CIA da Polícia Militar e Caesg em Maracás. A população tem demonstrado bastante confiança nos militares que fazem segurança no município.

Fonte: Blog Vandinho Maracás. 


morte

Foto /Roberto Brito- Itiruçu Online

O Corpo de Bombeiros fez o resgate do corpo do jovem Wesley dos Santos, 14 anos de idade, na manhã desta segunda-feira (29). O jovem e morador do Entroncamento de Jaguaquara morreu afogado em uma barragem próximo ao Pati. Ele estudava na Escola Everaldo Sousa Santos.

menino

O corpo do jovem foi encontrado em uma fundura de aproximadamente 5 metros.   O corpo foi levado para o IML de Jequié e será devolvido aos familiares para sepultamento.

Ainda não temos detalhes sobre o afogamento do jovem. Estamos buscando maiores informações e a qualquer momento atualizaremos este post.


karatêi

Realizado na cidade de Vitória da Conquista, no sábado 27, o Campeonato Baiano de Karatê com a participação de várias cidades do estado. Itiruçu foi representada pela Academia KANKUDAI, do professor Raimundo Silva.

 etet

09 atletas do município disputaram o Campeonato Baiano nas categorias Mirim a cadete.  Ao todo foram conquistadas 14 medalhas, sendo 07 de ouro, 04 prata e 03 de bronze.

 

Confira os atletas:

 

Sebastian Victor,  1º em kumitê e  2º em kata; Pedro Henrique Menezes 3º em kumitê e 1º em kata; Emerson Cerqueira 2º em kumitê; Rainara Pereira 2º em kata e 1º em kumitê; Robert Andrade 1º em kata e 1º em kumitê; Thaylane Reis 1º em kumitê; Edvanes Batista 3º em kumitê; Herbert  Andrade3º em  kata e 2º em kumitê e  João Silva Cerqueira 1º em kumitê.


euclidesu

O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) esteve na manhã tarde deste último domingo (28) em Itiruçu; no povoado de Upabuçu, acompanhado do vereador e representante político Paulo Ézio, lideranças que apoiam sua reeleição, a exemplo de Valdecy e Fera, onde participaram de uma reunião com a comunidade local. O prefeito Wagner Novaes (PSDB) foi um dos que participou da reunião, pois abençoou o apoio do vereador Paulinho para o deputado Euclides. Adalício Almeida prefeito de Lajedo do Tabocal também marcou presença na reunião, além dele, o vereador Joseilson Almeida e o ex-prefeito de Itiruçu, Aílton Cezarino estiveram prestigiando a visita do deputado.

 paulinho

O vereador Paulinho, em contato com o Blog Itiruçu Online, disse que a reunião superou suas expectativas. “Quero agradecer de forma especial, em meu nome e do deputado Euclides, cada amigo, cada simpatizante pela presença em nossa reunião. Agradeço também àqueles que não foram, mas que ficaram torcendo pelo sucesso. Vamos, no dia 05 de outubro, reconhecer todos os esforços do deputado Euclides votando no 12393, e permitir que ele continue nos defendendo na Assembleia Legislativa”, conclamou o vereador.

 IMG-20140928-WA0010

Para Euclides, o encontro foi uma oportunidade para reencontrar amigos e apresentar novas propostas de trabalho na representatividade que Itiruçu  precisa junto à Assembleia Legislativa e Governo do Estado.


fidélix

Os ataques entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSD) e Marina Silva (PSB), durante debate da TV Record na noite deste domingo (28/9), ficaram em segundo plano nas redes sociais após declaração polêmica, mais real  do candidato Levy Fidélix (PRTB).

O presidenciável provocou revolta entre usuários após ser questionado pela socialista Luciana Genro sobre suas propostas para a população LGBT. “Dois iguais não fazem filho. Me desculpe, mas aparelho excretor não reproduz. Tem candidato que não assume isso com medo de perder voto. Prefiro não ter esses votos, mas ser pai, avô que instrua seu neto. Não vou estimular a união homoafetiva. Se está na lei, que fique como está”, respondeu o candidato.

Depois, por mais trinta segundos, o candidato pode novamente se posicionar sobre o assunto. O teor das declarações não foi diferente.

“O Brasil tem 200 milhões de habitantes. Você já pensou se a moda pega? Daqui a pouquinho vai reduzir pra 100 milhões. Vai pra (Avenida) Paulista e anda lá um pouquinho. É feio o negócio. Essas pessoas que têm esses problemas que sejam atendidos por ajuda psicológica. E bem longe da gente, porque aqui não dá”, finalizou, arrancando gargalhadas das pessoas que acompanhavam o debate na plateia.

Já para as pessoas conservadoras, Levy Fidélix agradou e até ganhou votos pela coragem de trazer o assunto e tratar como realmente pensa. É uma questão de opinião, mais é também, questão de quem é homoafetiva (o) ter que esperar declarações de candidatos de ser contra ou a favor para posicionar o voto. Os demais candidatos ficaram no silêncio.

O presidenciável gerou certa indignação aos que tem preferencia pela homossexualidade e agradou aos conservadores que defendem à vida como Deus deseja: reprodução entre homem e mulher.


rucosta

No último domingo de campanha, os candidatos da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa (governador), Otto Alencar (senador) e João Leão (vice-governador) participaram de comício em Milagres, no Vale do Jequiriça. Acompanhados do governados Jaques Wagner e de candidatos a deputado estadual e federal, militância e lideranças da região fizeram comício às 3 horas da tarde, dia de sol, na praça lotada por milhares de pessoas. “A gente não enxerga o fim do público em nosso comício. O outro lado não junta nem uma moqueca”, brincou o governador Jaques Wagner.

milagres

Percebendo o grande número de jovens ouvindo os discursos, Rui pediu: “Conversem com os mais velhos, eu tenho certeza que eles se lembram de como a turma do atraso deixou a Bahia abandonada”, provocou. “Se comparar eu sei que não tem pra ninguém. Só na Bahia, 2,5 milhões de pessoas viviam na escuridão, antes de Wagner. Com o  Luz para Todos, as pessoas não precisam mais ascender candeeiros e velas quando a noite chega”, lembrou, para garantir que ao fim dos quatro anos do governo dele nenhum residência da Bahia estará sem energia elétrica.

 15197607779_4e6f2bedcd_z

Otto Alencar se lembrou de quando esteve pela primeira vez em Milagres, nos anos 90. “Ainda era secretário de saúde. As ruas não tinham calçamento. Sei como essa cidade melhorou depois do PT”, rememorou. Wagner completou: “Melhoramos em moradia, em segurança, em saúde e somos medalha de ouro em alfabetização na Bahia”, afirmou. “O povo sabe que o Brasil melhorou depois de Lula e Dilma, assim como a Bahia melhorou com Wagner e vai continuar com Rui”.


Bahiaddd

Pelo Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo (28), o Bahia derrotou o Flamengo por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, e deu continuidade a sua crescente no Campeonato Brasileiro da Série A, se afastando ainda mais da zona do rebaixamento. Após dois triunfos sobre equipes rubro-negras, Sport e Flamengo, o Bahia viaja para encarar o Fluminense, no Mané Garrincha, em Brasília. No entanto, antes do tricolor carioca, pega o César Vallejo, do Peru, pela Sul-Americana. O jogo será na quarta-feira (1º), às 19h30.

vitoria

Já o Vitória, se complicou ainda mais na competição. O rubro-negro perdeu de 2 a 0 para o Atlético-MG jogando fora de casa. O Leão volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. Na quarta-feira (1º), encara o Atlético Nacional (COL), em Medellín, pelas oitavas de final da competição continental.


Foto: Nininho/Ilhéus 24h.
Foto: Nininho/Ilhéus 24h.

Um grave acidente, ocorrido por volta das 14h deste domingo, na rodovia Ilhéus-Itacaré, acarretou na morte de pelo menos uma das vítimas. Informações preliminares dão conta de que um veículo capotou e vitimou duas pessoas gravemente, uma delas inclusive com o braço decepado, devido ao impacto do acidente. Ainda segundo informações, as vítimas são da cidade de Ipiaú.

blog

Uma carona, identificada como Maria Helena morreu ao ser arremessada do veículo. Segundo informa o blog Giro em Ipiaú, o motorista teve um braço decepado com o acidente, e foi socorrido até o hospital em Ilhéus . O estado de saúde dele é grave. O condutor foi identificado por outros piauienses que passavam no local como “Nei Lessa”, bastante conhecido em Ipiaú.


amargosa

Uma mulher de 29 anos, portadora da Síndrome de Down, foi vítima de estupro pelo próprio padrastro em Amargosa.  A vítima foi socorrida pelo SAMU ao Hospital Municipal de Amargosa que constatou a veracidade dos fatos e prestou o socorro a vítima que permanece internada.

De acordo com a Polícia Civil, após o registro da queixa de estupro ocorrido na noite desta sexta-feira (27) na delegacia da cidade de Amargosa,  sendo a vítima uma mulher especial (com síndrome de Down), a qual informou que o autor do fato seria seu padrasto, o indivíduo José Carlos Oliveira Correria,  conhecido como (CAL DA EGUA), imediatamente a equipe do Serviço de Investigação da Delegacia de Amargosa, saiu em diligência e localizou o suspeito na feira livre desta cidade, sendo preso em flagrante delito por estupro de vulnerável, e se encontra a disposição da justiça. Amargosa News.


hospital

A Bahia realiza transplantes de osso, córnea, medula óssea, e órgãos como fígado e rim. Em breve, os pacientes que precisam de transplante cardíaco também não vão precisar sair do estado. O Ministério da Saúde credenciou o Hospital Ana Nery (HAN), no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, para iniciar o procedimento. A unidade de saúde está em fase de estruturação e treinamento dos profissionais, além de aguardar a autorização para realizar transplante de pulmão.

No último dia 22 de agosto, o Hospital Edgard Santos (Hupes) promoveu o primeiro transplante de pele da Bahia. Com mais de 80% do corpo atingido por queimaduras de 2º e 3º graus, um garoto de 11 anos recebeu o aloenxerto, que é o enxerto com pele oriunda de doação de órgãos e tecidos.

Para viabilizar mais procedimentos como este na Bahia, sem a necessidade de recorrer a outros estados, a Secretaria da Saúde (Sesab) pretende implantar um Banco de Multitecidos (pele, osso e válvulas cardíacas), que será financiado com recursos do Ministério da Saúde. “O banco está em fase de estudo. A gente está tratando do projeto arquitetônico e definindo o local onde será instalado”, explica o coordenador estadual do Sistema de Transplantes, Eraldo Moura.

O Hospital Ana Nery também é o único hospital público do Estado que faz transplante renal (adulto e pediátrico). O número de procedimentos na unidade chega a 60 por ano. O hospital ainda realiza serviços de hemodiálise e diálise peritoneal, com atuação de uma equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Continue a leitura.


bancos

A Federação Nacional dos Bancos ofereceu neste sábado 8% de piso dos bancários como contra-proposta à categoria que exige reajuste de 12,5% (5,8% real) . Na segunda-feira (29), haverá assembleia convocada pelo  Sindicato dos Bancários de Jequié  e Região que deverá apoiar a decisão de greve  e organizar a estratégia de paralisação. A definição da greve nacional ocorreu em assembleia realizada na noite de quinta-feira (25). A federação, diante disso, pediu reunião para negociar com o Comando Nacional dos Bancários.

A greve deverá acontecer a menos de uma semana do primeiro turno da eleição presidencial. No ano passado, a greve durou 23 dias. Se isso se repetir, chegará próximo ao segundo turno da eleição, marcado para o dia 26 de outubro. A maior greve foi em 2004, quando a categoria parou por 30 dias.

Nesta segunda-feira (29), será feita uma assembleia para organizar a greve. Além do reajuste, a categoria pede 14º salário, piso salarial no valor de R$ 2.979,25 (salário mínimo calculado pelo Dieese), PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários base mais uma parcela adicional fixa de R$ 6.247. Também pedem vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche no valor de R$ 724, o salário mínimo nacional, entre outras reivindicações.


marchaje

Aconteceu em Ipiaú neste sábado(27) a Marcha para Jesus. O evento organizado pela Assosiação dos Pastores e Líderes Evangélicos de Ipiaú (ASPLEI) reuniu centenas de cristãos que percorreram ruas e avenidas do centro da cidade. A Marcha, puxada pela Pastora e Cantora Juliana Silva, saiu da Avenida Lauro de Freitas, em frente ao Batalhão da Polícia Militar, com sentido a Praça do Cinquentenário, onde foi realizado um Ato Profético com oração pela cidade.

marcha

Na oportunidade, o Pr. Antônio Vitorino Costa, do Rio de Janeiro, deu o testemunho da sua conversão. Do Cinquentenário, os fieis seguiram da Rua Walter Hollenwerger até a Praça da Bíblia, antiga Feirinha, onde os cristão realizaram o Culto de Ação de Graças pelo Dia do Evangélico no município. O evento religioso terminou por volta das 19h com mais apresentações musicais.

Blog Giro em Ipiaú: Veja Fotos.


agencia

O Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para graduação sanduíche em 21 países – Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (29) na página do Programa Ciência sem Fronteiras na internet. Para participar, os estudantes devem ter nota global igual ou superior a 600 no Exame Nacional do Ensino Médio, em qualquer edição a partir de 2009. É preciso ter concluído o mínimo de 20% e máximo de 90% do currículo previsto para o curso. O aluno deve apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino. Além disso, é preciso a homologação da inscrição pela instituição de educação superior de origem.

O candidato precisa estar cursando uma das áreas contempladas pelo programa: ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde. Os estudantes selecionados recebem uma mensalidade na moeda local, auxílio-instalação, seguro saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets. em 2011, o programa tem como meta a concessão de 101 mil bolsas. Até o final de junho, foram concedidas 83 mil bolsas em todas as modalidades.


Gabriela concorre a uma vaga de deputada na Câmara, em Brasília (Foto: Evandro Veiga). Do Correio.
Gabriela concorre a uma vaga de deputada na Câmara, em Brasília
(Foto: Evandro Veiga). Do Correio.

A entrada na universidade, aos 17 anos, levou Gabriela Mota a caminhos além dos que ela conheceria no curso de Ciências Sociais. A estudante, que já acompanhava política pelos jornais e redes sociais, ingressou no PSTU e hoje, aos 21, concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados.

“Entrei pela vontade de mudar as coisas erradas que eu via. Percebi que existem outros jovens e trabalhadores que pensam da mesma maneira. Comecei a militar no movimento estudantil e aí, a partir das pautas da universidade, iniciei minha militância”, conta. Gabriela, no entanto, não está só. Além dela, apenas outros 11 candidatos têm entre 21 e 24 anos, embora nem todos estejam, de fato, em campanha.

De acordo com levantamento do CORREIO, cinco desses candidatos emprestaram o nome somente para preencher a cota feminina na corrida. Segundo norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada partido deve apresentar o mínimo de 30% de candidatos do sexo feminino.  A estudante de Produção em Comunicação e Cultura da Ufba Sara Prado (PT) garante também não fazer parte do grupo de “candidatos de ficção”