unnamed

Ex-prefeito de Jaguaquara por duas vezes, eleito em 1989 e em 2005, o médico cirurgião Osvaldo Cruz Morais esteve reunido na noite de quinta-feira (27) com o deputado estadual Marcelino Galo (PT). Na pauta da conversa, a conjuntura política nacional e estadual, demandas políticas de Jaguaquara além das eleições municipais de 2016.

Importante quadro do campo da esquerda e ex-deputado estadual, Doutor Osvaldo foi o primeiro prefeito eleito pelo PT na Bahia, em 1989, quando teve uma gestão marcada por importantes ações sociais, fato que ainda hoje lhe rende alta popularidade no município. O retorno de Dr. Osvaldo à disputa política é dada como certa em Jaguaquara, onde o atual prefeito Giuliano Martinelli (PP) enfrenta um cenário apontado por populares como de muito desgaste, mas conta com apoio do atual governador Rui Costa  na sua reeleição.

“Doutor Osvaldo é um grande quadro da esquerda da Bahia. Tem importantes trabalhos prestados à população de Jaguaquara, fato que lhe rende um reconhecimento e carinho muito especial. Temos a certeza que Osvaldo ainda tem muito a contribuir com o desenvolvimento produtivo e inclusivo em Jaguaquara”, afirmou Galo, um dos principais estimuladores do retorno de Dr. Osvaldo à política local.

Fotos divulgação / Daniel Ferreira.


animais
Fotos/Blog Itiruçu Online

Um raio matou cinco animais durante uma tempestade na zona rural de Lafaiete Coutinho, no Vale Jiquiriçá, no Povoado da Lanchinha. O raio caiu durante a tempestade na tarde deste sábado (28).

gadomortolafaiete

As cinco Vacas foram encontradas mortas debaixo de um pé de jaca, que atraiu o raio.  A Fazenda e o gado são de propriedade de Nadiel, popular Val de Germano.

gadomorto

O Blog tentou contato com o proprietário da fazenda, mas problemas na rede de telefonia móvel da Tim não possibilitou o contato. Aguarde informações a qualquer momento.


prf

Policiais Rodoviários Federais recuperaram um veículo roubado, apreenderam um CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) falsificado, e detiveram um indivíduo por receptação e uso de documento falso, no final da manhã desta sexta-feira (27), em Vitória da Conquista/BA. O flagrante ocorreu por volta das 11h10, no KM 830 da BR 116, durante abordagem a um veículo Fiat/Strada Adventure CD, que ostentava placa de João Pessoa.

Ao solicitar os documentos de porte obrigatório, os policiais perceberam que o CRLV apresentado possuía indícios de falsificação. Além disso, ao realizar verificação minuciosa no veículo, os PRFs descobriram que havia irregularidades em seus elementos identificatórios e que transitava com placas clonadas. Ao consultar os sistemas de dados, os policiais conseguiram identificar a placa original, NWL-9956/GO, com registro de roubo/furto em 08/04/12, no município de Goiania/GO. Questionado pelos PRFs, o condutor declarou que pegou o veículo em um lava jato e que estava testando para uma possível compra. O indivíduo foi detido e encaminhado com o veículo e documento para a Delegacia de Polícia Judiciária local.


liracoronel

Até o mês de abril será implantado em Vitória da Conquista o Comando de Policiamento do Sudoeste baiano, atualmente a região está atrelada a Itabuna. Quem vai ficar a frente do órgão é o Coronel Inácio Lira Júnior, bastante conhecido pelos conquistenses, já que comandou o 9º Batalhão da Polícia Militar e foi diretor do Colégio da corporação. O tenente-coronel Jorge Ubirajara Pedreira será o subcomandante da CPR-Sudoeste. Por Rodrigo Ferraz.


  Nagô é o organizador da Copa pelo 4º ano consecutivo

Nagô é o organizador da Copa pelo 4º ano consecutivo

Itiruçu, Itaquara, Santa Inês, Jaguaquara, Apuarema, Jequié, Maracás, Porto Alegre, Itamarim, Km 75, Lafaiete Coutinho, Itági e Jitaúna serão as seleções que animaram do futebol no Vale Jiquiriçá nos próximos meses com o inicio da 4ª Edição Copa Máster de Futebol , que inicia neste domingo 01 de Março.

A Copa de Futebol Máster, organizada pelo desportista Ednaldo Gomes- Nagô-, está em sua quarta  edição. Três cidades diferentes levantaram a Taça nas edições anteriores. Maracás  foi a primeira campeã da competição, Jaguaquara levou a segunda  edição e Itaquara foi a última campeã e joga em  2015 para defender o Bicampeonato.

Com um vice-campeonato como a melhor participação, em 2013, Itiruçu estreia neste domingo contra a seleção do Km 75. Os jogos serão às 09 horas da manhã. Os demais confrontos da primeira rodada ficaram da seguinte forma, confira;

Itaquara X Santa Inês

Apuarema X Jequié (jogo em Itamarim)

Maracás X Porto Alegre (Ambos de Maracás )

Km 75 X Itiruçu.

Os resultados de cada rodada serão  divulgados  com exclusividade pelo Blog Itiruçu Online, parceiro da Copa Master do Vale Jiquiriçá.


foto

Por volta das 22h30min desta sexta-feira(27), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), durante a operação “Fecha Porteira”, apreenderam uma mala de viagem contendo 6 kg de maconha, duas balanças de precisão e cinco celulares. Na operação foram presos Silas Alves dos Santos (22), Jéssica Souza Santos (22) e Fernanda Rocha de Jesus(27).

Segundo informações complementares, os motociclistas “ABUTRES”, realizavam ronda numa localidade conhecida como baixa do Bonfim, no Bairro do Jequiezinho, quando visualizaram os envolvidos em atitude suspeita. A Polícia Militar informou que todos foram devidamente conduzidos para a delegacia e apresentados à autoridade judiciária competente, juntamente com a droga apreendida. Informes do Departamento de Comunicação Social.


acusadopelapm

Um homem de 41 anos, identificado por Valdemir Nascimento, foi preso com 53 pedras de crack, cinco buchas de maconha, 01 pedra de crack com 30 gramas, uma espingarda e R$ 9 reais em espécie, na Rua Leopoldo Mota, Agarradinho, nesta sexta-feira (27).

IMG-20150228-WA0007

Segundo a Polícia Militar, o acusado é ex-presidiário e estava em liberdade condicional. Ao ser abordado, ele tentou subornar os policiais, oferecendo um veículo modelo Uno, que diz ser de sua propriedade.

IMG-20150228-WA0003

O veículo Uno e uma moto com placa de Guaíra- SP- 2412 foi detida pelos policiais. A Placa usada na moto é de um Fiat Pálio com placa de São Paulo.

IMG-20150228-WA0001

Resultado, o elemento acabou sendo conduzido para delegacia de polícia civil acusado de porte ilegal de arma, trafico de drogas e corrupção ativa, onde permanece custodiado e fica à disposição da justiça.


professorr

O professor de Artes Cênicas, Roberto de Abreu Schettini, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, morreu no inicio da tarde desta sexta-feira (27), vítima de atropelamento na BR 116, próximo do distrito de Sebastião,  perímetro urbano de Vitória da Conquista. Segundo informações Abreu teria estacionado o veículo em que estava no acostamento e se dirigido a uma carreta em alta velocidade. O caminhoneiro informou que o homem caminhava no acostamento da rodovia, quando entrou bruscamente na frente do veículo, que tem placa do município de Lençóis Paulista (SP). Roberto de Abreu foi fundador do grupo de teatro Finos Trapos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Foto: Reprodução. Na Boca do Povo.


acusadojequie

Por volta dasd 20h30min desta quinta-feira(26), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional(CETO) detiveram luan de Jesus Silva(18), com um revólver cal. 32, com seis cartuchos intactos, uma balança de precisão, 96g de maconha e a quantia de R$ 189,00 reais em dinheiro.

armaemjequie

                        Segundo relatório policial, o indivíduo transitava nas imediações do Bairro do Cansanção, quando foi interceptado pelo Grupamento de Motociclistas “Abutres”. Luan  de Jesus Silva tentou empreender fuga, chegando a invadir uma residência na Rua Chafariz, sendo imediatamente detido pelos policiais militares e encaminhado para a delegacia. Informes do 19BPM de Jequié.


colorido

Braço direito do traficante Genilson Lima da Silva, atualmente detido no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, Antônio Dias de Jesus, 33 anos, é o novo integrante do Baralho do Crime, criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ele é acusado de chefiar o tráfico de drogas nos municípios de Madre de Deus e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com três mandados de prisão em aberto pelos crimes de latrocínio e homicídio, o traficante passa a ocupar a Carta 10 de Ouros, em substituição a um procurado que teve a prisão revogada pela Justiça. Antônio é acusado de ser o mandante da morte de um policial militar em Dias D’Ávila, também na RMS, e de um comissário de menores.

O criminoso que aparece na nova carta do Baralho do Crime também é apontado como autor de outras mortes na região metropolitana, sendo citado em vários inquéritos policiais. Ele cumpriu pena de sete anos por homicídio, mas foi solto em 2011, quando voltou a praticar crimes.


zapzap

O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), cassou hoje (26) a decisão do juiz Luiz Moura Correia, que determinou a suspensão do aplicativo Whatsapp em todo o território nacional, em mandado expedido no último dia 11.

Alencar entendeu que o mandado judicial é “sem razoabilidade”, por suspender um serviço “que afeta milhões de pessoas, em prol de investigação local”, conforme sumário publicado nosite do tribunal.

Ontem (25), a decisão do juiz Luiz Moura Correia foi recebida com surpresa pelo setor de telecomunicações, que considerou a medida desproporcional, segundo nota divulgada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

“O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho”, disse, em nota, a entidade.

A Polícia Civil informou que vai solicitar novas medidas judiciais, que ainda estão sendo estudadas. O objetivo, segundo o órgão policial, não é bloquear o aplicativo, mas obter as informações necessárias que estão sendo solicitadas desde 2013 aos responsáveis pela empresa. Continue lendo.


caminhaos

Um motorista de 45 anos foi preso depois de ser pego dirigindo bêbado um caminhão, nesta quinta-feira (26), em um trecho da BR-116, na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu no KM-666 da rodovia, após o condutor ter entrado na contramão.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista transportava 44.550 litros de etanol combustível, de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, para Jequié. O caminhão tem placa de Minas Gerais.
Segundo a PRF, ele invadiu a pista contrária, nas proximidades de uma base operacional da Via Bahia, e por pouco não provocou um acidente. Os próprios agentes da concessionária acionaram a PRF.
Quando os policiais chegaram até a carreta, o condutor se recusou a sair do veículo e, conforme a PRF, ainda alegou ter sido vítima de um assalto.

“Quando chegamos ao local ele ainda estava dentro do veículo. Disse que entrou na contramão porque estava sendo seguido e que seria assaltado, mas isso é coisa de bêbado que fica inventando história”, disse o agente Luiz Cruz, da PRF.
Ao perceberem que o condutor estava embriagado, os policiais pediram para que ele realizasse o teste do bafômetro. “Foi então que constatamos que ele estava com uma concentração de 0,96 mg de álcool por litro de ar expelido de seus pulmões, quando o mínimo perimtido é 0,05 mg. Graças a um milagre não houve acidente”, disse. Detido por embriaguez ao volante, o motorista foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil da cidade.