patriciapoeta

A jornalista Patrícia Poeta se despediu do “Jornal Nacional” e passou o bastão para Renata Vasconcellos, que a partir de segunda-feira (3) comandará o telejornal ao lado de William Bonner. Ela agradeceu a parceria de Bonner, a audiência dos telespectadores e lembrou coberturas que comandou nos últimos três anos.

“Foram três anos intensos aqui no ‘Jornal Nacional’. Copa do Mundo, eleições presidenciais, manifestações, visita do Papa Francisco ao Brasil. Não é à toa que esse período passou tão rápido”, disse Patrícia, pedindo ajuda de Bonner para relembrar outros momentos no programa – o editor-chefe lembrou a renúncia do papa Bento XVI.

Patrícia disse ainda que se dedicará a um novo projeto em entretenimento e que vem se preparando para a mudança. ” O que eu sei que vem pela frente é um caminho de muito trabalho, mas também de muita oportunidade, de criar em televisão. Eu me sinto desafiada, a sensação é maravilhosa. O jornalismo é sim minha profissão, com muito orgulho, mas há muito tempo eu venho me preparando para produzir também outros conteúdos. Era um sonho antigo, que eu deixei ali de lado, que acabou sendo mais forte do que eu”, contou.

“Foi uma grande experiência para mim. Acho que cada um dos meus colegas fez com que essa experiência fosse ainda mais rica, mais completa. Por isso, a minha eterna gratidão a eles”, continou Patrícia, lembrando dos colegas que trabalham na redação e atrás das câmeras. “E a você, William Bonner, muito obrigada. Foi um prazer, uma honra”.

Bonner desejou boa sorte à colega no novo projeto e elogiou o trabalho dela na bancada do “JN”. “Patrícia, você vai continuar fazendo da melhor forma possível, você sempre fez assim. Se não, você não estaria sentada aqui nessa bancada”.


Prefeito de Itiruçu anunciou demissão de cargos políticos para enxugar folha . Foto/Blog Itiruçu Online.
Prefeito de Itiruçu anunciou demissão de cargos políticos para enxugar folha . Foto/Blog Itiruçu Online.

As prefeituras do Vale Jiquiriçá estão cortando gastos para tentarem fechar o ano no verde. O aperto de cinto, que já havia sido adotado em outros anos, é uma maneira de tentar fechar as contas e evitar que adentrem em 2015 com o financeiro no vermelho. Outra preocupação é o índice de pessoal, que em muitas das prefeituras ultrapassam o limite de 54%.

Os prefeitos alegam que, após a queda das receitas, Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, os alcaides terão que ‘cortar na própria carne’ e claro se adequar às exigências legais para a administração pública. Caso contrário, os gestores serão enquadrados na prática de improbidade administrativa e penalizados.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o gasto com pessoal não pode exceder 54% da receita corrente líquida nos municípios. Se essa atitude não for tomada agora, os prefeitos podem ficar sem recursos para a folha de pagamento do mês de agosto.

Não há quem grite folga no financeiro. A situação de arrocho é geral. No município de Itiruçu, por exemplo, o prefeito Wagner Novaes, apertou o cinto e resolveu exonerar todos os cargos de confiança, cortar gratificações e cancelar alguns contratos para enxugar o financeiro e quitar débitos com fornecedores no mês de novembro.

Prefeito Giuliano diz fazer cortes para evitar déficit financeiro no final do ano
Prefeito Giuliano diz fazer cortes para evitar déficit financeiro no final do ano

No município de Jaguaquara, a situação também chegou ao limite e o prefeito Giuliano Martinelli reunião o secretariado para fazer estudos de economia nos últimos dois meses do ano. Segundo ele, os ajustes serão necessários para a saúde financeira do município.

Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino, Mutuípe, Lafaiete Coutinho, Santa Inês, Itaquara, Amargosa dentre outras, o alerta está ligado para que a economia alcance todas as esferas da gestão pública.

Os cortes também são um jeito de mostrar ao Tribunal de Contas que as Prefeitura estão fazendo sua parte na busca pela eficiência. Serviços de infraestrutura também foram cortados e os de limpeza e manutenção reduzidos pela metade. Apenas os essenciais ou emergenciais estão autorizados.


fraude

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Previdência Social, deflagrou na madrugada de hoje (31) a Operação Nomadismo* em Brasília. A ação tem objetivo de desarticular uma organização criminosa que, pelos menos desde 1998, vinha fraudando benefícios da Previdência Social. Estima-se, com a análise preliminar de 60 benefícios fraudulentos, que as fraudes podem ter rendido até R$ 4 milhões, no entanto, o prejuízo causado pelo grupo desde 1998 pode superar a marca dos R$ 40 milhões.

Cerca de 130 policiais federais e analistas do Ministério da Previdência Social cumprem 22 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de condução coercitiva. A ação de hoje é resultado de uma investigação iniciada em 2010 e que, ao longo dos quatro anos de investigações, foi capaz de mapear as ações dos investigados. As fraudes do grupo consistiam na inserção de informações falsas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e depois na GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS), fazendo os sistemas previdenciários crerem que eram trabalhadoras de determinadas empresas, sem nunca ter trabalhado nelas, e, portanto, segurados da Previdência Social.

O esquema começou com um dos investigados no Paraná que, depois de cometer delitos naquele estado, migrou para o DF. No Distrito Federal, um dos alvos da operação uniu-se a despachantes, contadores e falsos empresários. Há o envolvimento de escritórios de contabilidade, que usam empresas inativas de fachada, além de atravessadores e possíveis servidores da Previdência Social. Somente um dos alvos investigados obteve para si diversos NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e CPF, fazendo-se passar por mais de dezenas de pessoas.

*O nome da Operação foi escolhido em razão das constantes mudanças de endereços dos escritórios e residências dos alvos da investigação. As seguidas alterações de endereços dificultaram os trabalhos policiais e a continuidade das investigações.


dalux

O presidente regional do PRTB, Rogério Tadeu da Luz, rebateu a declaração do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) sobre o principal nome da sigla no Brasil. “Levy Fidelix devia ser interditado da política”, declarou o chefe do executivo municipal em entrevista à Rádio Metrópole na quarta-feira (29), ao falar sobre as declarações homofóbica de Levy em debates contra presidenciáveis. “O prefeito ACM Neto deveria lavar a boca antes de falar o nome do PRTB e do meu presidente Levy Fidelix”, inicia a nota. “Ao invés de criticar de forma preconceituosa o meu partido PRTB, o prefeito ACM Neto deveria antes, se envergonhar de pertencer a um partido camaleão, que sempre castigou o povo brasileiro”, atacou Da Luz. Na nota divulgada para a imprensa nesta sexta-feira (31), o candidato derrotado nas eleições de 2014 para o governo da Bahia tece duras críticas à atuação do DEM no Congresso Nacional e exalta o PRTB. “O prefeito se esforça para passar uma imagem de renovação política, por ser jovem, ele quer mostrar ser flexível e mais democrático que o antigo carlismo, mas, vez ou outra, mostra quem realmente é, e deixa escapar seu caráter autoritário, arrogante e antidemocrático”, finalizou. Bahia Notícias. 


Reprodução do Giro em Ipiaú.
Reprodução do Blog  Giro em Ipiaú.

Um acidente envolvendo um animal foi registrado na noite desta quinta-feira(30), por volta das 19h, na BR-330, próximo ao Matadouro Municipal de Ipiaú. Uma vaca foi atropelada por um carro modelo Uno, placa 9944, licença de Ipiaú. O veículo conduzido pelo motorista Diogo Batista Santana carregava as professoras Simone Reis Santos, Milena Costa e Juliana Souza, que viajavam com destino ao Distrito de Tapirama, município de Gongogi, onde dariam aulas.

Com o impacto, o animal caiu em cima do parabrisa do automóvel e deixou o condutor ferido. O motorista sofreu um corte na testa e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado até o Hospital Geral de Ipiaú. As professoras não ficaram feridas. Animais na pista são visto com frequência na região de Ipiaú. Na tarde desta quarta-feira(29), animais foram vistos perambulando mas margens da BR-330, próximo a entrada do Parque de Exposições. Apesar da grande incidência de acidentes envolvendo animais, nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes.


cafechapada

A cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, conquistou as cinco primeiras colocações do 15º Cup of Excellence – Early Harvest Brasil 2014, principal concurso de qualidade do país dedicado aos cafés produzidos por via úmida. A premiação levou em conta amostras de 10 regiões produtoras. Segundo o Ministério do Turismo, entre 150 concorrentes, 18 eram do Planalto Baiano, nove dos quais se classificaram entre os 20 melhores. Localizada a 560 quilômetros de Salvador, a cidade de 20 mil habitantes possui clima de montanha com temperaturas que podem chegar a 3°C. De acordo com o Ministério, a produção dos cafés especiais é beneficiada pela baixa umidade e pela altitude de 1.180m, que faz de Piatã a mais alta cidade serrana do Nordeste.

Leia mais no Jornal da Chapada. 


jequie

Por volta das 10 horas da manhã desta última quarta-feira (29),  foi abordado um caminhão dirigido por Oseias Oliveira Brito, o mesmo teria apresentado um documento falso do veículo. Os policiais rodoviários federais da delegacia 10/03 conduziram o suspeito para delegacia de polícia civil, onde foi confirmada a fraude junto a 7° Ciretran, que avaliou o documento e confirmou a fraude.

Ainda no dia de ontem no Posto da PRF, em Milagres, foi recuperado um Fiat Strada de placa OYZ 9479, que foi roubada no início desse mês na cidade de Salgueiro Pernambuco. O suspeito Rosset Xavier de Lima (42) é natural da cidade de Cabrobó, ele tem mandado de prisão em aberto, o meliante confirmou que o carro iria ser entregue na cidade de Ipiaú. O caso já está com a Polícia Civil. Informes do Blog Junior Mascote.


jaguaquara

Leonardo Santos Tavares, vulgo ‘Nado’, 24 anos de idade, foi preso nesta quinta-feira (30/10) na cidade de Jaguaquara. Ele estava foragido do Presídio de Jequié, quando foi contemplado com o indulto do Dia das Crianças.

Segundo o repórter Silvio Senna, da Rádio Povo, a recaptura do meliante aconteceu na Rua Luzia Ribeiro Duarte- Alto da Colina e encaminhado para a delegacia de polícia civil para posterior devolução ao presídio, onde cumpria pena por cometer roubos e furtos em Jaguaquara.


Raiana Soares, 17 anos é ESTUDANTE do Colégio da Polícia Militar de Jequié
Raiana Soares, 17 anos é ESTUDANTE do Colégio da Polícia Militar de Jequié

A ESTUDANTE Raiana Soares, que afirma estar dando os primeiros passos na carreira de escritora ao tomar conhecimento de agressões direcionadas nas redes sociais contra o povo nordestino, após o resultado do segundo turno das eleições que cominou na vitória e reeleição da presidente Dilma Rousseff , o que raiana considera um absurdo são as críticas e ofensas ao povo nordestino , então ela fez um poema de sua autoria com esse tema e postou em sua página pessoal no Facebook, onde segundo ela, vem obtendo boa repercussão, principalmente por parte de internautas de outras cidade.

União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Jequié e Região – UMES

 

Veja o poema abaixo:

O meu Nordeste!

Fico triste em ver
Tanta gente ingrata
Ferindo com as palavras
E usando seu preconceito feio como arma
Para atingir aquele que a favor de todos trabalha

Me desculpe, mas não entendo seu preconceito
Deixa eu ver se entendi direito…
Para você o Nordeste
É quem empobrece a nação?
Se assim você pensa
Volte e procure saber
De onde vêm os melhores artistas
Aqueles que você paga para ver

Uma terra de sol, Agricultura
Praia, seca e muita luta
Terra da literatura
Vocês dizem que no Nordeste só tem gente burra
Mas por que você lê Graciliano Ramos, Gonçalves Dias,
Aluísio Azevedo ou Ariano Suassuna?

Falam do meu povo
Porque não conhecem
Meu povo guerreiro e cabra da peste
Todo o respeito eles merecem
E do cinema brasileiro
Você também se esquece?
Posso te lembrar rapidinho e sem engano
José Wilker, Wagner Moura e o Lázaro Ramos

Se pra você Nordestino é gente suja
Comece a se preocupar
Pois temos o Chico Anysio, Renato Aragão
E o Tiririca, olha onde ele foi parar!

“Sem o Nordeste o Brasil seria melhor”
Nossa tenho até dó!
Já imaginaram o que seria da música brasileira
Sem Raul Seixas, Luiz Gonzaga, Alceu Valença,
Zé Ramalho, Fagner e Lenine
Seria tão pobre e pequena pare um pouco e imagine

Retornando para a história
O Nordeste é região de glória
Guerras, conflitos como o de Canudos
Mostra que o nordestino sim não desiste nunca
Não foge e por seus princípios luta
Terra linda e castigada
De sertão e de mares
Terra onde surgiu o Quilombo dos Palmares
Que merece todos os bons olhares

Como pode dizer que o Nordeste não oferece nada a você?
Com os guerreiros de meu sertão vocês devem aprender
Me desculpe o sudeste
Mas a maior parte da cultura desse Brasil
Está no meu Nordeste!

Fonte: Umes Jequié


Escritora

A escritora, palestrante, coach e consultora na área de Desenvolvimento Humano, em empresas nacionais e multinacionais, Sussane Andrade, estará na noite desta quinta-feira (30/10), a partir das 20h no Cerimonial Catedral, lançando o livro de sua autoria,  intitulado “O Segredo do Sucesso é ser Humano”. A jovem escritora jequieense, é especialista em promover a Humanização das Relações para Conquistar Melhores Resultados,  sócia-diretora da Andrade & Barros Consultoria. Referindo-se ao livro, Sussane revelou que, “o leitor vai mergulhar em histórias que irão lhe tocar, inspirando a resgatar o seu valor, enquanto pessoa especial que é, com motivação para o dia a dia. Descobrirá uma ferramenta que será o início para a conquista de melhores resultados e  se sentirá um importante bem estar e entusiasmo em sua vida”. Os exemplares do livro estarão disponíveis para comercialização na Livraria Nobel, no Hiper G. Barbosa.


sarney

Um vídeo em que o senador José Sarney (PMDB-AP) aparece de perfil em frente à urna eletrônica se espalhou pela internet e está provocando polêmica. A peça diz que se trata de um flagra de seu voto no segundo turno da eleição presidencial, realizado no último domingo (26). Dá a entender que, ao digitar o número, aperta o 4 e 5, supostamente votando no PSDB de Aécio Neves. Sarney, porém, é aliado da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), cujo número era 13. Na filmagem, ele surge inclusive usando um adesivo de apoio à candidata.

Não há nenhuma prova de que o vídeo tenha sido feito no segundo turno da eleição, apesar de o teste biométrico da urna indicar que se trata de uma cena recente.

No Amapá, onde Sarney votou, Waldez Góes (PDT) venceu o segundo turno para governador do Estado, apoiado por Sarney. A sigla do candidato, que derrotou Camilo Capiberibe (PSB) com 60,58% dos votos, era 12.


Senador ao lado do Repórter Tiago Santos, em recente entrevista para o Blog Itiruçu Online.
Senador ao lado do Repórter Tiago Santos, em recente entrevista para o Blog Itiruçu Online.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou, nesta quarta-feira (29), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para implementar a reforma eleitoral do sistema representativo nos poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de Governo.

A PEC estabelece a coincidência das eleições, proíbe a reeleição para cargos do Poder Executivo, dispõe sobre o acesso ao fundo partidário e estabelece regras de transição. As mudanças somente valerão, porém, se aprovadas em referendo popular.

Segundo a proposta, ficam inelegíveis no período imediatamente subsequente ao seu mandato o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído nos seis meses anteriores ao pleito. Assim, para voltar a exercer o mesmo cargo, será preciso aguardar um intervalo de pelo menos cinco anos.

A PEC propõe, ainda, para viabilizar o fim da reeleição para cargos do Executivo e a coincidência das eleições, que os mandatos de todos os dirigentes e parlamentares passem a ser de cinco anos, em lugar de quatro. Assim, Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais e vereadores terão mandatos de cinco anos. As novas regras, porém, somente serão aplicáveis nas eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais a ocorrer em 2018.


conquista

Nesta quarta-feira (29), em uma tarde bastante chuvosa em Vitória da Conquista, foi registrado um grave acidente nas proximidades do aterro sanitário, no trecho que liga a capital do Sudoeste baiano ao município de Anagé.

acidente

Um carro partiu ao meio em uma colisão com um caminhão de distribuidora de bebidas. O condutor do veículo de passeio, que não teve o nome revelado, não resistiu e morreu no local.

cminhao

Com o impacto, o caminhão de bebidas foi para fora da pista. O condutor do caminhão sofreu ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e peritos da Polícia Civil estiveram no local e tomaram as devidas providências. Informes do Blog Rodrigo Ferraz. 


Congresso Nordestino recebe apoio da Secretaria do Turismo da Bahia
Congresso Nordestino recebe apoio da Secretaria do Turismo da Bahia

Até o dia 8 de novembro estão abertas as inscrições para o Congresso Nordestino de Municípios. Com o tema “Oportunidades e possibilidades para o Nordeste”, o evento será realizado em Salvador, entre dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções. A iniciativa é da União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com as associações municipalistas do Nordeste e o Governo do Estado, através da Bahiatursa. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos da administração municipal podem se inscrever através do endereço http://www.identificasi.com.br/congresso/.

Para a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, a realização do congresso pretende trazer reflexões sobre a pauta municipalista e os principais desafios enfrentados pelas prefeituras de toda região Nordeste. “Vamos expor os desafios enfrentados pelos municípios num processo interativo de trocas de experiências e estudo de alternativas, porém o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirma a gestora.

email mkt dia do professor_2

Nesse mesmo período ocorrerá simultaneamente a Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia, que trará as inovações do mercado nacional e internacional com técnicas que podem influenciar e facilitar as ações da administração municipal. Contará ainda com a Exposição Paralela de empresas que oferecerão informações, ferramentas e equipamentos com diversas possibilidades para melhoria da qualidade das obras municipais, com baixo custo de produção.

O Congresso contará com a participação dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). A expectativa é promover a troca de experiências, articulações governamentais e a análise de assuntos emergenciais. O evento deve reunir cerca de 4 mil participantes para debater entre outros assuntos o fato da densidade demográfica apontar o Nordeste como sendo uma das regiões mais populosas do Brasil, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional.

 

Confira mais na Página Oficial da UPB- Clique aqui. 


transicoarui
Um grupo de trabalho formado por oito servidores técnicos começou a estudar a atual estrutura administrativa do Estado da Bahia para propor ao governador eleito Rui Costa (PT) mudanças no organograma administrativo da máquina estadual. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), durante entrevista coletiva com o governador Jaques Wagner e Rui Costa, na Governadoria. A pedido de Rui, os técnicos vão passar duas semanas analisando possíveis fusões, cortes e novas composições na estrutura administrativa do Estado.
 “A equipe montará cenários com os prós e os contras, em cima das ideias que pedi. Serão estudos aprofundados para montarmos uma nova estrutura do Estado. Isso vai embasar a minha decisão”, disse Rui ao indicar que secretarias e cargos comissionados devem ser cortados. Ele entende que as mudanças precisam ser feitas até dezembro deste ano. Assim, a partir do dia 1º de janeiro, quando inicia o seu mandato, a gestão já começa a funcionar com uma nova estrutura administrativa, “modernizando o Estado e ganhando tempo”, completou.
15660736705_33a170f42b_z
A partir de hoje, os servidores levantarão dados, inclusive os referentes aos orçamentos do Estado e do governo federal para 2015, tendo o vice-governador eleito, João Leão (PP) como interlocutor em Brasília, além de traçar três ou quatro cenários para a nova administração estadual. Em acordo com o governador Jaques Wagner, ainda no mês de novembro será enviado um projeto de lei à Assembleia Legislativa, propondo as mudanças. A expectativa é que a Casa aprove a nova estrutura até dezembro de 2014. “Já conversei com o presidente Marcelo Nilo e estou certo de que a Assembleia irá aprovar a nova estrutura, que prevê um estado mais moderno, mais ágil e com uma melhor gestão”, disse o recém-eleito.
ImageProxy
O atual secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, foi anunciado como coordenador do grupo. Também são responsáveis pela transição os técnicos Carlos Mello (secretário da Casa Civil), Cláudia Moura (procuradora do Estado), Adriano Chagas (chefe de gabinete da Fazenda), Rodrigo Pimentel (chefe de gabinete da Administração), Cláudio Peixoto (superintendente da secretaria de Planejamento), Luiz Henrique (coordenador executivo da Casa Civil) e Nelma Araújo (superintendente da Administração). O governador eleito lembrou que estes nomes são puramente técnicos e não receberão nenhuma gratificação extra pelo trabalho desempenhado.
O governador Jaques Wagner assinou o decreto que institui o grupo, ao afirmar que está iniciado com muita tranquilidade o processo de transição na Bahia. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira (30). Todos os secretários de Rui serão anunciados em um mesmo ato, previsto para acontecer até o dia 10 de dezembro.