pmjequie

O policial militar aposentado, Edvaldo Barbosa, 57 anos de idade,  faleceu ao sofre infarto fulminante durante uma partida de futebol, na AABB em Jequié.

Segundo o Blog local, Na Boca do Povo, Vaval, como era conhecido, foi Atleta Profissional da ADJ e jogou em várias Equipes do Futebol Amador de Jequié, Jitaúna e defendeu a Seleção  de Jitaúna.  Edvaldo Barbosa concorreu ao cargo de Vereador   nas eleições de 2012 pelo PMDB e ficou como suplente em Jequié.


crimes
Imagens quase sempre associadas ao mundo da infância são usadas pelo crime como estratégia de comunicação entre gangues. Tatuagens de duendes, palhaços, anjos, magos, e de personagens infantis como o ‘Saci-Pererê’, ‘Diabo da Tasmânia’, ‘Papa-léguas’, ‘Snoop’, entre vários outros, estão estampadas na pele de criminosos dentro e fora dos presídios brasileiros.

Um estudo sobre esses símbolos revelou que muitas das imagens são identificação de patente, organização criminosa e crimes. Como resultado do trabalho coordenado há aproximadamente dez anos pelo capitão do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, Alden José Lázaro da Silva, da Polícia Militar da Bahia, foi elaborada uma cartilha com 36 tipos de tatuagens associadas a crimes específicos, que já começou a ser usada pela PM no combate à violência.

tatuagem

“A cartilha de orientação de tatuagens é mais uma ferramenta usada no cotidiano da atividade policial para ajudar a nortear as investigações de crimes. Muitas estão associadas a organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), os Caveiras e o Comando da Paz. Isso não significa que quem tiver qualquer tatuagem será abordado. Os determinados tipos de tatuagem encontrados nos presos e a parte do corpo onde foram colocados servirão de alerta, mas as investigações acontecerão caso a gente identifique outros indícios”, explica o capitão.


Foto/Blog Itiruçu Online
Foto/Blog Itiruçu Online

A polícia do município de Iramaia, na região da Chapada Diamantina, investiga o assalto à agência do Banco do Brasil, que aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (29). Informações preliminares levam à conclusão de que os criminosos conheciam a região, já que eles não passaram pelo povoado de Novo Acre, situado na saída da cidade, durante a fuga.

“Eles não passaram no povoado, é alguém que conhece a área e deve ter cortado caminho”, disse a polícia. Na ação, seis homens fortemente armados chegaram na agência em um Strada de cor prata, atiraram contra o banco, levaram dois malotes de dinheiro e mais quatro pessoas como reféns – dois funcionários do banco e dois clientes. Os reféns foram liberados a 25 quilômetros da cidade. Os criminosos ainda atearam fogo no Strada de cor prata e tomaram de assalto um veículo de mesmo modelo, na cor preta. A quantia levada pelos assaltantes não foi revelada. Redação Bahia Notícias.


carro

Policiais Rodoviários Federais recuperaram um veículo roubado e detiveram seu condutor por receptação e uso de documento falso. O fato ocorreu no final da manhã dessa quinta-feira (29), no KM 599 da BR 242, trecho de Muquém do São Francisco/BA, quando foi abordado o veículo Fiat/Uno Way conduzido por indivíduo de 46 anos. Ao solicitar do condutor documentação de porte obrigatório, os PRFs perceberam que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) apresentado possuía indícios de falsificação. Além disso, ao realizar verificação minuciosa no veículo, os policiais também constataram que o mesmo apresentava sinais de adulteração nos elementos identificatórios e transitava com placas clonadas, sendo possível através de consulta ao sistema identificar a placa original, NWR-8934/GO com registro de roubo/furto. O indivíduo foi encaminhado com o veículo e o CRLV para a Delegacia de Polícia Judiciária local.


Ari ganhará Comenda Dois de Julho por indicação de Euclides Fernandes
Ari ganhará Comenda Dois de Julho por indicação de Euclides Fernandes

A Assembleia Legislativa vai conceder a Comenda Dois de Julho para o jornalista Ari Machado de Moura. A proposta foi apresentada pelo deputado Euclides Fernandes, que fez a seguinte observação na justificativa. “Embora não tenha optado pela carreira política, o nosso homenageado é um incansável batalhador, sempre buscando soluções para as necessidades de sua cidade adotiva e para a Bahia. Isto posto, delego aos meus pares a aprovação dessa homenagem, na certeza que a maioria absoluta reconhecerá o incansável trabalho e sua inquestionável contribuição na divulgação das qualidades que colocam a Bahia em destaque, além de ajudar, pelo jornalismo, a formar e aculturar algumas gerações que tiveram a oportunidade da convivência e se acostumaram a ouvir sua voz repercutindo através das ondas das rádios em Jequié e demais municípios da região”.

No documento, já aprovado pelo plenário, o pedetista lembra que o homenageado nasceu em Patos, na Paraíba, em 1949, e chegou à cidade de Jequié com apenas seis meses, no colo de D. Alaíde, que junto com Sr. Manoel Batista de Moura. “O interessante dessa história de vida é que o casal Moura tinha como destino final fixar residência em Minas Gerais. Porém, quis o destino que Sr. Manoel conhecesse o jornalista e escritor Luís Cotrim, figura excepcional na cidade, que o convenceu a ficar em Jequié.

 Decisão tomada foi instalada uma loja de tecidos na Rua Damião Vieira, denominada de Casa dos Retalhos. A clientela, na sua maioria mães de família, foi o caminho mais fácil para que o casal rapidinho fosse adotado pela comunidade e esquecesse definitivamente a possível volta para a Paraíba ou a ida para Minas Gerais. Neste cenário cresceu Ari Moura. Adulto tentou a exercer a profissão de contador, mas o jornalismo foi mais forte e Ari se tornou um dos mais importantes e conhecidos jornalistas do interior baiano. Na política sindical chegou a vice-presidência do Sindicato dos Jornalistas, exercendo a presidência algumas vezes, durante a gestão de Heloísa Sampaio Deixou, também, seu nome gravado na história da Associação Jequieense de Imprensa onde foi o seu presidente por três vezes, além de ter integrado o Conselho Comunitário de Jequié”, relata o parlamentar.

Euclides Fernandes diz ainda que poucos jornalistas levaram o nome da Bahia ao resto do Brasil como o Ari Moura. Seu início na profissão foi como correspondente do Programa Luciano Alves Comunica, da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Lá, durante cinco anos, levou aos cariocas as principais informações da Bahia, sempre procurando mesclar as tragédias e diversidades com notícias positivas e atraentes. Foi, também, correspondente da Rádio Nacional de Brasília, onde ele mesmo destaca a transmissão direta da cidade de Porto Seguro das comemorações pelos 500 anos de descobrimento do Brasil como sua mais importante transmissão.


atrasos

Quedas na arrecadação e problemas de gestão têm deixado os servidores de ao menos 30% dos 417 municípios baianos – 125 cidades – com salários atrasados no início deste ano. É o que estima a União dos Municípios da Bahia (UPB). A entidade admite que este índice deve aumentar quando vencer a folha salarial de janeiro.

Neste início de 2015, a principal receita de 70% dos municípios baianos, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) apresenta queda de 14% em relação a janeiro de 2014. Por outro lado, as despesas aumentam: começa a vigorar o novo salário mínimo (reajustado em 8,8%), o novo piso salarial dos professores (13%maior) e, para a maioria das prefeituras, é quando se começará a cumprir acordos coletivos sobre o piso nacional dos agentes de saúde, aprovado ano passado pelo Congresso.

Sem perspectivas de quando a situação econômica vá melhorar, os servidores municipais vivem a rotina de atrasos salariais, paralisações e protestos, que afetam a prestação dos serviços à população.

Em Planalto, no centro-sul baiano, os médicos fizeram três dias de greve na semana passada para cobrar os três meses de salários atrasados. Após acordo, os vencimentos de outubro e novembro foram pagos, e a promessa é de que o salário de dezembro e janeiro saia até o dia 10 de fevereiro.


drogas

Na noite da última quarta-feira (28), por volta das 20h, policiais militares da 5ª CIA PM do 19° BPM detiveram Matheus Souza Barreto (21) e o menor L. C.O.(16), por posse ilegal de droga, nas imediações da rua Itajurú no Bairro do Joaquim Romão em Jequié. Com os indivíduos foram encontrados cerca de 150g de maconha.

 

Segundo informações complementares da Polícia Militar, o Matheus Souza Barreto teria cumprido 3 anos numa cadeia no Estado do Espírito Santo, por tráfico de drogas. Ambos foram devidamente apresentados à autoridade judiciária competente, juntamente com a droga apreendida. Informes do 19 BPM.


 

Foto Leitor do Itiruçu Online/ WhatsApp
Fotos/ Itiruçu Online

Uma quadrilha armada e com homens encapuzados atacaram uma agência bancária na cidade de Iramaia, a cerca de 400 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a delegacia da cidade, quatro funcionários, entre eles o gerente e o segurança, foram feitos reféns e colocados no carro, mas soltos após fuga dos criminosos.

iramaia

O crime aconteceu na unidade situada na Praça Feliciano Augusto de Souza logo após a saída do carro-forte. Os bandidos, que portavam arma de cano longo do tipo fuzil, dispararam diversos tiros na chegada ao local, mas ninguém ficou ferido. Até o momento, ninguém foi preso.

pmiramaia

Segundo a polícia, eles fugiram em um carro com sentido ao povoado de Novo Acre. Depois de cerca de 6 km, eles atearam fogo no veículo e tomaram de assalto outro carro que transportava carga de bananas. Equipes de policiais fazem buscas na região.

As informações  atualizadas às 15:49


coelbas

A Coelba informa à população de Itiruçu, através de comunicado, que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica na próxima segunda-feira, dia 02 de Fevereiro, das 08h30min às 12h30minh.

 O desligamento atingirá parte do Loteamento Francisco Inácio de Souza, Praça Vivaldo Bastos, Praça Albino Serra, Praça Antonio Cardoso, Praça Auro Rocha, Rua Ernesto Souza, Rua Juracy Magalhães, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Pedro Ribeiro, Rua Presidente Vargas e Rua Romeu Silva.

 O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município. A empresa solicita ainda que não sejam realizados reparos elétricos durante este período para evitar acidentes e, ainda, que sejam desligadas as chaves gerais das residências e retiradas todas as tomadas de aparelhos das conexões.

 Caso não seja possível realizar os reparos por adversidades no tempo, será agendado um novo desligamento e comunicado via imprensa. A empresa agradece a compreensão de seus clientes e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.


 imagem

Na noite da última terça-feira (27), por volta das 21h, policiais militares do 19° BPM detiveram Ângelo Gomes dos Santos (33), Wellinton Dos Santos Nascimento(18), Mateus Damião Santos(18), Alexandro Silva Santos(28) e Erlan de Jesus Santos(26), todos suspeitos de praticar assalto no Bar de Carlitos, localizado no sítio Beira Rio, na cidade de Florestal, distrito de Jequié.

 Consta no relatório policial que os indivíduos furaram o bloqueio interposto pela Polícia Militar nas imediações do Anel Viário de Jequié, entroncamento da cidade de Florestal, sendo interceptados e presos, logo em seguida, nas proximidades do sítio de Cavalcante. Todos os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas e consequentemente presos em flagrante, pela autoridade judiciária competente, na delegacia de Jequié.

    Na manhã de hoje, quarta-feira (28), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do batalhão de Jequié, continuaram as buscas pela arma utilizada pelos suspeitos, durante o assalto, que poderia ter sido dispensada durante  a perseguição policial, sendo encontrada uma arma de fabricação caseira, além de uma cartela de cartuchos cal. 32. A arma também foi apresentada na delegacia para servir de prova contra os criminosos.

Departamento de Comunicação Social do 19BPM


andinho

Faleceu o jovem Anderson Oliveira, após ser internado no Hospital Geral Prado Valadares vítima de uma queda quando jogava futsal no Ginásio de Esporte no último domingo, dia 25.

Amigos e familiares estão consternados pela morte prematura do jovem de 17 anos, estudante da 2º serie do ensino médio.

Andinho, como era carinhosamente conhecido entre os mais íntimos, sofreu fortes dores na cabeça e acabou caindo, enquanto jogava futsal no Ginásio de Esporte Local, sendo socorrido para o Hospital Pedro Pimentel Ribeiro e encaminhado para uma Unidade Médica no HGPV, em Jequié.

Familiares aguardam o Corpo para o velório e sepultamento, que vai acontecer no Bairro Roberto Di Gregório, popular Agarradinho. O Corpo será sepultado no Cemitério João Batista.


nilo

As eleições para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia ocorrerão na próxima segunda-feira (02), e os candidatos Marcelo Nilo (PDT) e Rosemberg Pinto (PT), ambos da base governista, seguem firmes com suas articulações nesta reta final.
Apesar de ser dada como certa a reeleição de Nilo, que, caso eleito, partirá para o quinto mandato consecutivo, completando dez anos no posto, Rosemberg afirma que já se sente vitorioso por ter aberto debate sobre a necessidade de alternar o poder no Legislativo baiano.

Nos bastidores, o clima é de acirramento e correria para os próximos cinco dias. Há quem diga que o fato de o voto ser secreto está causando tensão entre os candidatos, sobretudo, devido a uma possível reviravolta dos colegas governistas na hora da votação.

Tanto o fim da reeleição quanto a retirada de Nilo do cargo já eram assuntos que vinham sendo discutidos internamente por petistas. A decisão de lançar o parlamentar do PT foi unânime por parte do diretório estadual da sigla.
O governador Rui Costa (PT) já garantiu que não irá interferir na disputa. “Já me sinto vitorioso porque consegui abrir o debate na sociedade. Hoje, as principais instituições têm ligado para mim, como o Ministério Público. Já me reuni com conselheiros do TCE e do TCM, então, todas as instituições de controle estão falando da necessidade de ver o processo democrático consolidado”, disse à Tribuna.