uesbe

Estimulando o lado criativo dos pré-vestibulandos, a Universidade lança a Promoção “Você no Vestibular da Uesb”. Para participar, a partir desta segunda, 8, basta acessar o link da Promoção no site do processo seletivo e enviar uma resposta para a pergunta: “Por que você é a peça que falta na Uesb?”.

O prazo final para envio das respostas é até esta sexta-feira 19 de setembro, até às 17 horas. As dez melhores respostas serão divulgadas para votação, também no site do Vestibular, e as duas mais votadas pelo público, até o dia 30 de setembro, ganharão isenção total da taxa de inscrição do Vestibular Uesb 2015.


Foto e Reprodução: Aldo Matos/Acorda Cidade
Foto e Reprodução: Aldo Matos/Acorda Cidade

Um incêndio de grandes proporções destruiu o setor de confecção da fábrica de sofá Ortobel, localizada no distrito Bonfim de Feira, zona rural de Feira de Santana.   O fogo começou por volta das 10h30 desta quinta-feira (18) e foi controlado por volta das 15h30. Os moradores e funcionários se mobilizaram para tentar apagar as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros e conseguiram retirar algumas mercadorias.

fogo

De acordo com o funcionário Antônio César, cerca de 60 pessoas estavam trabalhando na fábrica quando o incêndio começou. Ninguém ficou ferido. “Foi muito rápido. Há muito material inflamável e não teve como evitar”, disse. A equipe do Corpo de Bombeiros contou com o apoio de carros-pipas para debelar as chamas e evitar que o fogo se alastrasse para imóveis vizinhos.

O tenente-coronel Antunes disse ao Acorda Cidade que o fogo atingiu uma área de cerca de 800m² e que não alcançou o setor onde ficam os produtos prontos, como sofás e colchões. Segundo ele, o prejuízo seria ainda maior caso o fogo atingisse esta seção.

Segundo o proprietário, uma chave foi instalada para trituração da espuma para fazer almofada e essa chave deu um curto circuito. Imediatamente o foco de incêndio atingiu a espuma trazendo mais foco. Daí o fogo se propagou pela extensão do setor de confecção dos sofás”, informou.

A fábrica emprega cerca de 100 funcionários e funciona no distrito há cerca de sete anos. A população reclamou da demora do Corpo de Bombeiros que algou atraso por conta do trânsito.


protesto

Foi desfeito por volta das 16h30 desta quinta-feira (18) o protesto que bloqueou a BR-101, no sul da Bahia, desde a manhã. A mobilização foi feita por fazendeiros, que interditaram um trecho da BR-101, na altura do km 802, próximo ao município de Itamaraju.
Um longo congestionamento se formou na rodovia. Cerca de 250 pessoas participaram da manifestação. Segundo informações da polícia, os manifestantes pediram a presença de autoridades para esclarecer o sequestro de um fazendeiro, ocorrido no dia 9 de agosto, após ser mantido refém por índios na região. (G1)


soutojquié

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, vai atender uma antiga reivindicação do povo jequieense. “Eleito, vou trabalhar para conseguir os recursos necessários à construção da ponte do Mandacaru sobre o Rio de Contas, ligando os bairros do Jequiezinho e Mandacaru, para facilitar a vidas de toda a cidade”, garantiu Souto em discurso no encerramento da grande Carreata 25, que percorreu Jequié na tarde desta quinta-feira (18).

O jingle de Paulo Souto, “Não dá mais/Eu quero outro/Chama Paulo Souto”, cantado por inúmeras pessoas, foi a trilha sonora que abriu o breve comício e criou um envolvente clima de entusiasmo e empolgação. O prefeito ACM Neto lembrou da guerra que foi enfrentar o PT em 2012: “Eles fizeram de tudo para nos derrotar, mas prevaleceu a vontade do povo de Salvador. A minha vitória foi o primeiro passo para mudar a Bahia. O próximo é eleger Paulo Souto, governador, e Geddel, senador”


pcdob

Depois da ampla repercussão da matéria publicada pelo Blog Itiruçu Online, revelando que no município de Planaltino administrado pelo Prefeito Carlinhos do PCdoB, vivia um momento inusitado. Mesmo sem se manifestar, todo o grupo político da administração, comandada pelo PCdoB, aliado histórico do PT, estaria apoiando o candidato à governador Paulo Souto. Apesar de na cidade circular material de campanha onde o candidato à Deputado Federal, apoiado pelo prefeito, está ao lado do candidato à Deputado Estadual Jânio Natal, do PRP, aliado de Souto. Na peça publicitária aparece ainda o candidato à senador Geddel e à governador Paulo Souto.

Nas redes sociais, circula também uma foto onde aparecem os vereadores da base do prefeito do PCdoB Jaime, Ivan, Dé e Evaldo (presidente da Câmara) e ainda Ramalho (braço direito do prefeito) ao lado de Paulo Souto, em uma visita de apoio. O prefeito do PCdoB tem 5 vereadores na base e ambos no apoio a Paulo Souto.

Na manhã desta sexta-feira (18) a direção do PCdoB, de Salvador, manteve contato com a redação do Blog Itiruçu Online, a pedido da direção do Partido de Planaltino, emitiu uma nota, apesar de não ter o mesmo teor da informação ancorada anteriormente, de que o grupo do prefeito estaria dando apoio a Paulo Souto e não especificamente o partido.

 

Veja a nota:

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil, do município de Planaltino, em razão da notícia postada por esse meio de comunicação em que se divulga que o PCdoB de Planaltino estaria apoiando a governo do estado, Sr. Paulo Souto, vem, esclarecer, que a agremiação partidária municipal segue, rigorosamente, as orientações do Comitê Estadual e Nacional, e que, portanto, segue em alinhamento politico com o projeto encabeçada  pelo Partido dos Trabalhadores, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Registra ainda que não há como se cogitar que um partido com a história do Partido Comunista do Brasil se alinhe com as forças políticas representadas pelo Democratas. Assim, declaramos que o Partido Comunista do Brasil do município de Planaltino apoia o projeto político representado por Rui, Dilma e Otto.

Luciana Santos de Oliveira

Presidente


Uma falha técnica na TV Oeste, emissora da Rede Bahia de Televisão, deixou o candidato a governador Paulo Souto (DEM), 24 horas congelado na tela dos telespectadores de Bom Jesus da Lapa (a 796 km de Salvador) na última terça-feira (16). A emissora justificou a falha afirmando que houve um problema no receptor de satélite instalado na cidade.

Devido a falha, a transmissão ficou sem áudio e com a última imagem veiculada congelada. Apesar de não mostrar o número do candidato, a imagem mostrava um trecho do programa eleitoral em que Souto abraça uma eleitora em um evento de campanha.

tv

O problema só foi solucionado pelos técnicos na tarde de quarta-feira (17), após telespectadores reclamarem do problema. A Rede Bahia garantiu que a falha do equipamento receptor de satélite não teve “qualquer intervenção humana”.

Bom Jesus da Lapa tem 69 mil moradores, e Sítio do Mato, que também recebe o mesmo sinal, conta com 13 mil.

Folha São Paulo.


marcelo

Aos 40 anos de idade o advogado Marcelo de Melo Silva, conhecido em quase cinquenta municípios por onde faz campanha como Marcelo Melo, está confiante em sua chegada à Câmara Federal pelo Democratas com o êxito das urnas do dia 5 de outubro. Na última quinta-feira (11) o Blog do Anderson conversou com o candidato que disputa a sua segunda eleição e demonstrou dinamismo em suas propostas, tendo como foco principal a água para a Capital do Sudoeste Baiano, projeto que vem em sintonia com o ex-governador e candidato ao Governo da Bahia, Paulo Souto. Na entrevista a seguir, Marcelo fala dos seus planos, metas e revela alguns rumos de sua campanha, do jovem político que já foi assessor do ex-deputado federal, hoje prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto.

Confira uma entrevista de Marcelo para o Blog do Anderson, clique aqui


blitz

A Justiça determinou a suspensão da blitz do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores IPVA em toda a Bahia. A liminar deferida na última sexta-feira (12) atende a uma ação movida pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB).

A decisão é da juíza Maria Verônica Moreira Ramiro, da 11° Vara da Fazenda Pública. Segundo a juíza, a realização de blitz e apreensão de veículo por falta de pagamento do IPVA configuram exercício ilegal da administração pública e desrespeito aos princípios constitucionais. Com a decisão, o governo deve cobrar o imposto utilizando meios previstos na legislação, sem que haja apreensão dos automóveis dos contribuintes baianos por conta da falta de pagamento do IPVA, sob pena de multa de R$ 50 mil por operação de blitz.. O envolvimento da OAB da Bahia no caso começou em novembro de 2013, quando o conselheiro Domingo Arjones, do Conselho Pleno da OAB-BA, encaminhou a questão da blitz do IPVA à Comissão de Direito Tributário da entidade.

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), major Luigi Genésio, a Blitz do IPVA é para verificar se veículo está com os documentos em dia, conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro e não é, portanto, uma coação para o pagamento do imposto. Ele disse que o órgão ainda não foi notificado pela Justiça sobre a suspensão da blitz.


LAFAIETE

Acontecerá no dia 27 de Setembro mais uma grande festa no Povoado do Amazonas, em Lafaiete Coutinho. Os festejos é uma tradição da comunidade com realização da Prefeitura Municipal e apoio da Câmara de Vereadores.

As atrações deste ano ficarão por conta dos cantores: Melodia do Forró, Gel dos Teclados e a principal atração será o cantor Serginho de Goiás.

Para o prefeito Zenildo Brandão, a realização das festas tradicionais, além de levar alegria aos foliões gera renda para a comunidade local. “Todas as dificuldades que o município pode ter, nós  filtramos com o objetivo de não parar com o que construímos ao longo dos anos. Estamos a todo o momento buscando fazer o melhor para Lafaiete Coutinho. Realizamos o São João, Festa do Vaqueiro e não poderíamos deixar a festa do Amazonas, pois é esperada todos os anos pela comunidade”, disse Zenildo.


bahia

O Bahia venceu o Botafogo por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (17), no Maracanã, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Gilson Kleina aproveitou a vantagem de atuar com dois jogadores a mais em boa parte do segundo tempo, após as expulsões de Ramírez e Emerson Sheik. O Tricolor volta a campo no próximo domingo (21), contra o arquirrival Vitória, na Arena Fonte Nova.

 vitoria

De virada, com três gols em dez minutos, o Vitória engoliu o Fluminense no segundo tempo e desbancou o tricolor carioca por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (17), no Estádio do Barradão. O resultado, apesar de empolgante, não tira o leão da zona. Com 21 pontos, agora não mais lanterna, o Vitória ganha fôlego para o clássico contra o Bahia, domingo (21), na Arena Fonte Nova. Com um triunfo na próxima rodada, diante do maior rival, a depender de outros resultados, o rubro-negro pode voltar a figurar fora da zona do rebaixamento. Leia mais aqui


uiuiuiui

A votação de outubro será a primeira em que o áudio da urna eletrônica será disponibilizado para deficientes visuais e eleitores que tem dificuldades para enxergar. A liberação do áudio pode ser feita da hora pelo mesário presidente da sessão, que disponibilizará um fone de ouvido para que o eleitor possa ouvir as instruções da urna, dando uma maior autonomia ao eleitor para realizar a votação. A corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o áudio em todo o Brasil no ano passado, após uma solicitação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-PR).

Todas as cidades regionais já podem ensinar pessoas com deficiência para que, se quiserem votar, terão esse auxilio na hora do voto.  Será permitido o acompanhamento de parentes até terceiro grau.

O treinamento de quem trabalha nas seções é um dos pontos que precisa ser melhor focado. Muitos não sabem como guiar uma pessoa com deficiência visual. As escolas que abrigam seções eleitorais não têm a adaptação necessária. Muitos locais não têm o piso tátil para chegar até o lugar da votação e muitas escolas ficam em locais difíceis. Mais uma conquista dos deficientes visuais.


felix

A Câmara Municipal de Itiruçu aprovou por unanimidade de votos nesta última terça-feira (16/09) o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Alexandre Maimone (PCdoB) que outorga o título de Cidadão Honorário a Felix Sampaio, pela prestação de serviços na área cultural, responsável por tornar Itiruçu e região conhecidos no cenário nacional.

Felix Sampaio. Brasileiro de Mato Grosso do Sul, Artista Plástico, nasceu em 06 de setembro de 1961, veio para Itiruçu-Ba com 6 meses de vida, onde passou sua infância e adolescência.
Iniciou sua vida artística em 1977. Transferiu-se para Salvador em 1986.

Autodidata, começou a experimentar as artes plásticas desde jovem, estimulado pelo seu próprio prazer interior de criar. Diante dessa capacidade, ele já executou telas com a técnica óleo sobre Eucatex, Vitrais e óleo sobre tela. Tem participado de diversas exposições coletivas e individuais.  Curiosamente, e por necessidade de flexibilidade e resistência, aproximou-se de uma nova matéria-prima, o fiberglass, dando início a uma criação de esculturas, em tamanhos variados.

Félix Sampaio é autor de importantes obras espalhadas em todo Brasil e em outros países como Portugal, França, Itália e Canadá.  A pedido de várias entidades já realizou importantes obras, a exemplo dos retratos de Dom Lucas Moreira Neves, Dom Geraldo Majella, Irmã Dulce, entre outros.

Foi autor e executor do Monumento Jesus de Nazaré, com um total de 22 metros de altura para o Município de Nazaré-Bahia e do Monumento ao Centenário Carlos Drummond de Andrade em Salvador-Ba. Além destes, em 2002 foi convidado pela prefeitura do município de Esplanada na Bahia, para executar o Monumento Cristo de Esplanada, com 29 metros de altura, marco em homenagem aos Capuchinhos pelos seus 100 anos de dedicação ao Município. Felix possui habilidades em pintura e esculturas onde seu diferencial é a versatilidade sobre as variadas técnicas usadas.


BLOGITIRUCUONLINE

O doleiro Alberto Youssef, que foi apontado como chefe do esquema desmantelado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), em março deste ano, foi condenado nesta quinta-feira (17), em outro processo referente a uma fraude no antigo Banco do Estado do Paraná (Banestado). Conforme a sentença, proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, o doleiro deverá permanecer preso por quatro anos e quatro meses em regime fechado. Ainda cabe recurso.

O caso aconteceu em 1998, mas foi arquivado, pois à época Youssef havia feito um acordo de delação premiada com a Justiça. Porém, como a Operação Lava Jato apontou a participação do doleiro em uma nova prática criminosa, o processo do Banestado foi reaberto e ele acabou condenado. De acordo com o Ministério Público Federal, Youssef ajudou uma empresa de veículos a conseguir um financiamento de US$ 1,5 milhão junto ao Banestado. Para isso, ele pagou US$ 131 mil ao operador internacional do banco, em troca da liberação do empréstimo.

O doleiro foi acusado pelo MPF pelos crimes de corrupção ativa e de gestão fraudulenta de instituição financeira. Conforme a sentença, Youssef foi absolvido do crime de gestão fraudulenta, mas condenado pela corrupção ativa.

O advogado de Alberto Youssef, Antônio Figueiredo Basto, disse que pretende recorrer da decisão. Para ele, o cliente foi vítima da direção do Banestado, que teria exigido a quantia em troca do empréstimo. O advogado falou que o doleiro fez o pagamento conforme lhe foi indicado para levantar a quantia junto ao banco


tre

Após receber agressões do candidato Paulo Souto (DEM), no horário de propaganda eleitoral, Rui Costa entrou na Justiça Eleitoral e conseguiu resultado favorável. O candidato a governador pela coligação ‘Pra Bahia Mudar Mais’ foi considerado injustamente agredido pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA). O programa do candidato democrata havia acusado Rui de ser o deputado federal mais faltoso do Congresso Nacional. O resultado foi divulgado nesta quarta (17). O advogado Adriano Soares da Costa, coordenador da assessoria jurídica da Coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, garante que a decisão da Justiça Eleitoral é um divisor de águas. “A Justiça Eleitoral da Bahia deixa claro que não admitirá ataques pessoais baseados em fatos inverídicos, que atinjam a honra dos candidatos”, exalta o advogado.


marcelo-nilo1

A bolsa de apostas para saber quem são os dez deputados federais e estaduais mais bem votados nas eleições deste ano já começou. O sócio-proprietário do Instituto de Pesquisa Séculos, Ari Carlos, listou, com exclusividade, para o Bocão News os futuros eleitos.

Dos federais, sete são ligados a base do governador Wagner devem ser bem votados: Ronaldo Carleto (PP), Nelson Pelegrino (PT), Antônio Brito (PTB), Jorge Solla (PT), Cacá leão (PP), Mário Negromonte Jr (PP) e Caetano (PT). Pela oposição são Lúcio Vieira Lima (PMDB), João Gualberto (PSDB), Antonio Imbassahy (PSDB).

Segundo o consultor, os governistas estão em vantagem. Entre os dez, seis são da base de Wagner: Marcelo Nilo (PDT), Zé Neto (PT), Rosemberg Pinto (PT), Rogério Andrade (PSD), Angelo Coronel (PSD) e a novata Mirela (PSD). A oposição deve ter quatro estaduais entre os mais bem votados: Bruno Reis (PMDB), Fábio Souto (DEM), Sandro Régis (DEM) e o estreante no Legislativo estadual, Soldado Prisco (PSDB). Segundo Ari Carlos, a simulação trata-se de uma analise e não pesquisa.

Os possíveis dez federais mais votados juntos receberam até o momento R$7,3 milhões. As construtoras são as maiores doadoras de recursos. Os estaduais citados pelo consultor Ari Carlos receberam R$ 2,4 milhões. Fonte: Bocão News.