d- concursos

O Ministério Público do Estado da Bahia publicou no Diário da Justiça Eletrônio de hoje, dia 2, o edital do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de promotor de Justiça Substituto. As inscrições serão abertas na próxima quinta-feira, dia 4, exclusivamente via internet, por meio do preenchimento de requerimento de inscrição preliminar, que estará disponível no site da Instituição: www.mpba.mp.br . Até o dia 3 de outubro, os candidatos interessados poderão se inscrever, pagando a taxa de R$ 200,00, para concorrer às 30 vagas iniciais. Ainda de acordo com o edital, a prova preambular do concurso está prevista para ser aplicada no dia 9 de novembro, em Salvador.

Para concorrer às vagas, o candidato deverá ter concluído o curso de Bacharelado em Direito e comprovar, na data da posse, três anos de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso. O concurso terá validade de dois anos, contados da sua homologação, e poderá ser prorrogado por igual período. Amparado no Decreto Estadual nº 15.353/2014, que regulamenta a Lei nº 13.182/2014, o Ministério Público reservou 30% das vagas aos negros. Esse percentual será, a partir de agora, observado em todos os concursos públicos e processos seletivos para provimento de pessoal, servidor, membro ou estagiário no âmbito do MP. Também hoje, a Instituição publicou um ato instituindo a sua política pública de ação afirmativa, que será regulamentada por meio do “Programa de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo”. O concurso para promotor de Justiça Substituto terá ainda 5% das vagas reservadas às pessoas com deficiência. Os inscritos serão submetidos a provas que versarão sobre os direitos Constitucional, Administrativo, Eleitoral, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Transindividuais e Legislação Institucional.

Maiama Cardoso MTb/BA – 2335

Acesse aqui o Edital



fgfgf

Um acidente por volta das 14h desta terça-feira (2), na BR-116 Sul, km 433, sentido Feira de Santana/Santo Estevão, deixou uma pessoa morta. Segundo informações, o motorista da carreta de placa NZR 3537, licença de Porções (BA), teria perdido o controle da direção na curva, ultrapassando a pista no sentido contrário. O veículo tombou e capotou.

O motorista foi identificado como Adriano Rodrigues Pereira, 36 anos. Ele ficou preso nas ferragens e, de acordo com o caminhoneiro Lorenir Lemes Moraes, que passava pelo local, ele morreu cerca de 50 minutos após o acidente. O caminhão estava carregado de livros, materiais elétricos, entre outros.

“Ele só pedia para que a gente o tirasse de dentro do caminhão. Ele tentava sair, mas não conseguiu. Uma situação muito triste, lamentável”, relatou o caminhoneiro, que estava seguindo para Belo Horizonte.Vídeo. Leia mais na Fonte da informação. 



Informação do G1/Bahia- Fotos Brumado Agora
Informação do G1/Bahia- Fotos Brumado Agora

Vinte e dois celulares, além de baterias e carregadores, foram recolhidos das celas da delegacia de Barreiras, no oeste da Bahia, no início da manhã desta terça-feira (2). A vistoria foi realizada pelo Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop), órgão vinculado com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

De acordo com a delegacia, no local há 32 presos e ainda não há identificação dos internos que estavam com os aperelhos. O caso está sendo investigado. Além dos celulares, também foram encontradas uma broca, uma furadeira e uma serra artesanal.



euclides

Ao passar por Itiruçu no último domingo (31), o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) comentou em entrevista ao Blog Itiruçu Online, sobre a expectativa de se reeleger para a Assembleia Legislativa a um terceiro mandato. “Na minha primeira eleição em obtive 29 mil votos. O trabalho no exercício do mandato, dando assistência nos municípios adquiridos para representação política, com isso em 2010 eu cheguei aos 63.890 mil  votos, isso evidentemente foi o resultado da força de trabalho do deputado Euclides Fernandes ao logo dos 04 anos de mandato. Depois de reeleito, dobrei meu trabalho e esforço perante os municípios que assumir a responsabilidade da representação política. Estou bem e acredito que com a vontade de Deus e o reconhecimento do povo, nós iremos conquista essa votação dos 63 mil nesta eleição de 2014”, disse o deputado confiante na reeleição.

Já na questão de governador, o deputado seguiu uma linha de raciocínio, acreditando que, o crescimento de Marina Silva pode influenciar na questão dos estados, ou seja, levemente acreditando na dificuldade de o PT conseguir continuar no comando do governo da Bahia com o nome de Rui Costa.  “Nós estamos ainda no processo da morte do Eduardo Campos, que era candidato à presidência da republica e tinha como vice Marina, e com a morte dele, surgiu essa novidade no processo político brasileiro, que é a presença de Marina, onde já sentimos verdadeiramente,  que há uma tendência desse povo que saíram às Ruas em junho de 2013, com o espírito de uma construção nova na política votar nela. As pesquisas já apontam certa mudança na configuração política a nível nacional, e também, evidentemente com reflexos nos estados onde temos eleições para governador. Então estamos cientes, vamos esperar passar uns 10 dias e esperar assentar a poeira política que estamos atravessando para que eu  posso colocar um  pensamento a respeito da política federal e estadual”, afirmou o deputado.



marinasilva

A Candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, estará no próximo sábado em sua primeira vinda à Bahia desde que assumiu a chapa em substituição ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo.

O ponto de partida será o terceiro maior colégio eleitoral baiano, Vitória da Conquista, onde participará de caminhadas em bairros carentes. Em seguida, vai a Brumado, cidade do candidato a vice-governador de Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos (PSB).

Não há previsão quando a presidenciável socialista virá à capital. Segundo a coordenação de campanha, o momento é voltado  para o interior, devido ao grande número de solicitações feitas por lideranças políticas de cidades médias, querendo a visita de Marina.



prefeita simeias

A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), recebe, no próximo dia 12 de setembro, o Troféu os “Cem Melhores Prefeitos do Brasil”. A comenda é destinada aos 100 melhores gestores públicos municipais por meio de pesquisa da União Brasileira de Divulgação (UBD). A avaliação do prêmio é feita junto aos Ministérios, sites Governamentais, Lei de Responsabilidade Fiscal e criteriosa análise da UBD. O Título tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país nas esferas de Educação, Serviços Sociais, Infraestrutura e Saúde.

O título é concedido todos os anos aos 100 melhores prefeitos do Brasil como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho administrativo que o gestor desenvolve, cujos critérios como transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade. Pela primeira vez um gestor público ubatense receberá a comenda dos “Cem Melhores Prefeitos do Brasil. “É uma grande satisfação receber o prêmio, mas também um sentimento de dever cumprido. Ubatã já tem uma nova cara, a cara do respeito, do trabalho, da transparência e do compromisso com as pessoas, com a cidade e com as instituições”, disse a prefeita Siméia Queiroz, que confirmou presença no evento que acontece em Recife. (Ascom PMU)



souto

Além de restaurar a BA-001 entre Nazaré das Farinhas e Valença, o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, anunciou que está em seu plano de governo a construção dos trechos da rodovia estadual que faltam nas regiões Sul e Extremo-Sul. “A BA-001 vai cobrir todo o litoral baiano do Sul e Extremo-Sul, quando fizermos os trechos que ligam Canavieiras/Belmonte, Trancoso/Prado e Caravelas/Nova Viçosa”, garantiu Souto, se eleito, nesta segunda-feira (1º), quando recebeu adesões de lideranças de várias cidades do interior.Para Paulo Souto, a conclusão desta BA-001 vai contribuir bastante para o fortalecimento do turismo nessas regiões. “São regiões turísticas que vão ter maior acessibilidade e, por conseguinte, atrairão mais visitantes, aumentando a geração de emprego e renda para seus habitantes”, afirmou o candidato 



lula-rui-costa
Está confirmada a participação do ex-presidente Lula no primeiro grande comício em Salvador de Rui Costa, candidato a governador pela chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, que vai acontecer nesta quarta-feira (3), às 19h, na Praça da Revolução, em Periperi, subúrbio ferroviário. Com a participação, ainda, do candidato a senador, Otto Alencar, e do candidato a vice-governador, João Leão, o comício será o primeiro grande ato popular em Salvador da campanha de Rui Costa e contará, também, com a presença do governador Jaques Wagner e de dezenas de candidatos às eleições proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara Federal), dos diversos partidos que integram a coligação.
Desde o início da atual campanha eleitoral, Lula tem deixado claro que participará ativamente do esforço para eleger Rui Costa e Otto Alencar na Bahia, por considerar que ambos são fundamentais para ajudar a presidente Dilma Rousseff a governar pelos próximos quatro anos. Em razão disso, Lula, além de ter feito questão de vir participar da convenção que  oficializou a chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, em junho, já gravou vários depoimentos para veiculação no horário eleitoral gratuito, pedindo votos e ressaltando as qualidades de Rui e de Otto.