retroescavadeira

Um homem morreu esmagado por uma retroescavadeira, na noite desta segunda-feira(22), por volta das 21h, na BR-330, trecho que liga Ipiaú à Jitaúna. De acordo com as informações obtidas pela reportagem do Giro, a vítima estava conduzindo a máquina que puxava um caminhão com problemas mecânicos. Durante o percurso a retroescavadeira tombou numa ribanceira e caiu por cima do condutor, que ainda tentou pular do veículo. Deusdete de Jesus, de 59 anos, mais conhecido como “Dete”, morreu esmagado. O corpo ficou preso nas ferragens.

retroescavadeira1

O acidente aconteceu próximo a estrada que dá acesso a “Região dos Bois”, zona rural de Ipiaú. A retroescavadeira estava puxando o caminhão com destino à Fazenda de Diva da Madeira.

carteira

O corpo do homem será encaminhado para o Instituto Médico Legal, em Jequié, e depois será devolvido aos familiares para o sepultamento. O operador da máquina morava em Ipiaú. (Giro em Ipiaú)


wagner

O prefeito de Itiruçu, Wagner Novaes (PSDB), comentou em entrevista para o Blog Itiruçu Online, nesta segunda-feira (22), sobre a questão da possibilidade de afastamento do cargo de prefeito pelos próximos dois anos. Wagner disse ter conversado sobre o assunto com o deputado federal e amigo, Jutahy Magalhães  chegando juntos  a uma decisão.

Wagner: esta informação procedia. Na semana passada, avaliei Itiruçu pelos recursos que o município vem recebendo, chegando à conclusão de que não cobre as despesas. E eu de cabeça quente, vendo a conjuntura apertada, liguei para Jutahy e expliquei a ele às condições reais de Itiruçu, que na verdade é uma situação de todo o Brasil; o governo Dilma conseguiu quebrar todas as prefeituras. Por exemplo, um PSF que gasta 30 mil recebe 10 mil, um Hospital que recebe 90 mil, mas gasta 300 mil para se manter. Todos os programas do governo federal 20% dos valores as prefeituras pagam. Isso sufocou Itiruçu e as demais prefeituras do Brasil. Mediante a essa situação, eu não tive outra saída a não ser  ligar para Jutahy e dizer, mediante a situação favorável de Paulo Souto nas pesquisas, pois  tudo indica  vencer as eleições, eu pedi ele que mim desse um cargo em Salvador e que através dessa secretária, ou outro cargo qualquer, poderia ajudar Itiruçu por tabela com um link direto, só que isso ocasionou alguns questionamentos na cidade,  cobrando de me, expondo que votaram comigo, e isso na verdade mim  fez pensar um pouco.  Na última visita que Jutahy fez aqui, para inaugurar os Comitês de Maracás e Jaguaquara, eu tive a oportunidade de conversar mais com ele e chegamos à conclusão: eu deveria e vou ficar esse resto dos  dois anos e pouco frente à prefeitura de Itiruçu, da qual as pessoas escolheram meu nome, e nesse momento  não posso ser fraco a ponto de deixar o pepino na mão de Dra. Rira. Primeiro que ela não merece, e segundo, a minha experiência mim  mostra que,  Paulo Souto ganhando as eleições, como demostram as pesquisas, eu muito ligado como coordenador regional do Vale Jiquiriçá, acredito que,  podemos dá uma nova luta e vitórias para Itiruçu, por quê? Primeiro: essa semana eu tive a insatisfação de saber que o IBGE novamente colocou Itiruçu com a população menor do que a existente, e isso deixa Itiruçu com 400 mil reais a menos. O município  era de 1.0 de receita  caiu para 0.8 em virtude de o ex-prefeito não ter se preocupado com a cidade e abandonado o Censo do IBGE, do qual ele mesmo pagou caro pelo abandono, pois  deixou a prefeitura sem pagar os funcionários de dezembro em 2012, além de  muitos fornecedores sem pagar. Eu tenho dois anos e meio administrando essa situação, Itiruçu recebe aproximadamente 400 mil a menos em relação ao que recebia antes pela sua população, mas com isso, em resumo, conversando com Jutahy chegamos a conclusão que iremos recorrer e ele vai nos ajudar muito através das secretarias no governo Paulo Souto, então,  essa ideia de assumir um cargo no governo Paulo Souto, por parte do PSDB,  era uma coisa real, mas eu garanto a população de Itiruçu que não vai mais acontecer. Eu ficarei até o final do meu mandato, cuidando das minhas obrigações das quais a maioria da população de Itiruçu mim escolheu para ser prefeito.

Blog: o prefeito falou muito em mudanças, mas na verdade, até o momento não houve nenhuma delas no governo municipal. Ainda existe esse pensamento de mudar algumas peças do governo, ou não?


cultura

Estão abertas, até o dia 22 de setembro, as inscrições para o Equalize- um circuito de minicursos gratuitos para qualificação de agentes da música que residem nos municípios pertencentes ao Território do Vale do Jiquiriçá.  A iniciativa, que terá como base as etapas da cadeia produtiva do setor, tem por objetivo incentivar a produção musical criativa, sustentável e em rede na região.

Os minicursos acontecerão entre 18 de outubro (sábado) e 09 de novembro (domingo), sempre aos finais de semana, no Espaço Nordeste, na cidade de Amargosa. As discussões temáticas serão acerca do direito autoral, processos de gravação, captação de recursos, formação de público e circulação de produtos musicais.

Para se candidatar a uma das 50 vagas disponíveis no curso, os interessados precisam comprovar residência em uma das 20 cidades pertencentes ao Vale do Jiquiriçá.  Do grupo dos selecionados, 25 terão direito a uma bolsa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por módulo (600 reais no total), a qual deve ser utilizada para custear despesas de transporte, hospedagem e alimentação no período do evento. As inscrições podem ser realizadas através do site, dos Correios (Caixa Postal 54, Amargosa, CEP 45.300-000) ou pessoalmente através do mobilizador do Equalize, que circulará pelas cidades do Território divulgando a iniciativa. Mais informações referentes ao edital de seleção de participantes e bolsistas, critérios de seleção, visita do mobilizador às cidades do Território Vale do Jiquiriçá e a programação completa do Equalize podem ser encontradas no site do projeto EqualizeBA.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Maylla Pita, o Equalize se configura não somente como um espaço de qualificação profissional, mas, sobretudo, como uma oportunidade de confluência de projetos afins e da construção de redes colaborativas entre músicos, produtores musicais e demais profissionais da área que buscam novas configurações de produção e consumo na região. Saiba mais, clique aqui


Foto Ascom/ Marlon Mascarenhas
Foto Ascom/ Marlon Mascarenhas

O VIII Intercâmbio de Experiências Pedagógicas e Dia de Campo do Programa Despertar será realizado em Jaguaquara entre os dias 22, de hoje a sexta-feira 26, com apoio da Prefeitura Municipal e outras entidades, a exemplo de sindicatos e associações.

Vivenciar e construir práticas pedagógicas em educação ambiental é o foco. O evento ressaltará a importância da Educação como ação norteadora para o desenvolvimento das regiões, o envolvimento da Comunidade rural com o Programa Despertar e as práticas de Educação Ambiental no meio rural.  Representantes de 72 municípios participarão do VIII Intercâmbio de Experiências pedagógicas Dia de Campo do Programa Despertar.


aevangelicos

Nos seus quase dois anos de gestão pública o Prefeito Giuliano Martinelii tem procurado através da Prefeitura Municipal, apoiar eventos de cunho religioso, possibilitando que a população em o direito de expressar a sua fé! A garantia de continuidade da realização dos eventos com o apoio incondicional da Prefeitura foi dado pelo prefeito Giuliano Martinelli, no palco do II Dia do evento que já está no calendário municipal, o Dia do Evangélico. O evento aconteceu no sábado 20 e no domingo 21.

 giuliano

“Quero salientar a importância de proporcionar a todos a liberdade de expressão. Partindo do pressuposto de que Deus não faz acepção de pessoas, queremos enquanto gestão poder auxiliar de forma enfática nas possiblidades de todos os jaguaquarenses, sejam eles evangélicos, católicos ou que sigam quaisquer outros tipos de prática religiosa. Outros eventos evangélicos já foram realizados durante o período em que assumimos a direção de Jaguaquara: Congresso, Marcha pra Jesus e finalizando o ano, tivemos agora dois dias de pura bênção. A parceira entre a PMJ e Ordem dos Pastores de Jaguaquara, sem sombra de dúvidas trará ainda muito louvor para que todos possam adorar a Deus e compartilhar as alegrias de serem filhos do altíssimo. Muito bom poder fazer parte de tudo isso. Quero agradecer a todos que fizeram desse fim de semana, dois dos melhores dias de nossas vidas. A todos que se uniram na Praça Guilherme Silva para prestigiarem o dia do Evangélico em Jaguaquara.” Comenta Giuliano Martinelli.

 oraao

Durante o evento, representantes de diversas congregações evangélicas palestraram sobre diferentes temas ligados a vida e a presença de Deus. Pastores de diferentes denominações se uniram para mostrar a força do poder de Deus e a manifestação do mesmo na vida de quem a permite. Muito louvor e adoração. São as palavras que traduzem de maneira significativa o desejo de propagação do evangelho. Das boas novas do reino de Deus.

pastores

Várias atrações musicais estiveram se apresentando para milhares de pessoas que lotaram à Praça Guilherme Silva, no centro de Jaguaquara. A principal atração foi a cantora Cassiane, que realizou um grande show de adoração. É a Prefeitura Municipal de Jaguaquara trabalhando em prol de dias melhores.

Clique aqui e confira as fotos do evento.     Por Marlon Mascarenhas


nilo

O presidente da Assembleia e candidato ao sétimo mandato como deputado estadual, Marcelo Nilo (PDT), realizou uma maratona de visitas no último final de semana nas cidades do Vale Jiquiriçá. Na sexta-feira (19), Nilo visitou o município de Maracás onde participou de comício ao lado do prefeito Paulo dos Anjos. No sábado esteve em Lajedo do Tabocal, em ato político liderado pela ex-prefeita Mariângela Borges.

 irajuba

No sábado a tarde, a caminhada iniciou  no município de Irajuba, onde, ao lado do prefeito Antonio Sampaio, participou de um grande comício e de carreta pelas principais Ruas da cidade. Já em Jaguaquara, Nilo esteve, mais uma vez, realizando uma grande reunião na casa do empresário Ricardo Leal, que reaparece no cenário político após dois anos apagado dos seus.

 carreata

Em Irajuba, Marcelo Nilo construiu uma história de amizade ao ser escolhido para ser votado pelo prefeito do município. Uma demonstração de força política, Sampaio reuniu uma multidão para recepcionar o presidente da Assembleia, que em seguida, percorreu as principais ruas em carreata.

 Em discurso, Marcelo fez questão de se apresentar para os irajubenses contado desde suas raízes ao que o levou escolher a vida pública.  “Eu sou político, deixei a carreira de engenheiro, porque desde que vi meu pai sair candidato a prefeito na minha cidade, Antas, no sertão baiano, percebi o quanto a população precisa de voz junto ao poder público, o quanto nós políticos temos a obrigação de fazer com que as principais necessidades das pessoas sejam supridas”,  garantiu.

Marcelo foi acompanhado pelo representante no Vale Jiquiriçá, o ex-prefeito de Itiruçu Dr. Aílton Cezarino, que rodeado de amigos e apoiadores  percorreram os municípios.


carro

Informações repercutidas pelo Blog Almeida Notícias, dão conta de que, por volta das 19h deste domingo (21), um motorista perdeu o controle do veículo modelo Fiat Pálio, na localidade Fazenda Pedra, na chegada de Mutuípe e acabou atropelando quatro pessoas e caiu no Rio Jiquiriçá após os atropelamentos.

As pessoas atingidas pelo veículo desgovernado foram socorridas com ferimentos graves pelas equipes do SAMU de Mutuípe e Jiquiriçá e deram entrada na Unidade Hospitalar Clélia Chaves Rebouças.

Ainda não há informação sobre a identificação das vitimas nem do motorista causador dos atropelamentos. A qualquer momento atualizaremos as informações.


acidentefeira

O motorista de um caminhão-baú morreu carbonizado após sofrer um acidente na tarde deste domingo (21), por volta das 15h.  segundo o Site Acorda Cidade, o baú carregado de calçados trafegava pela BR-116 Sul, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Feira de Santana, quando houve uma colisão frontal com um caminhão que transportava batatas.

Após a colisão o caminhão-baú explodiu matando o condutor e todos os documentos foram destruídos. A polícia entrou em contato com a empresa onde ele trabalhava e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas e retirá-lo das ferragens. A rodovia foi isolada. O condutor do outro caminhão fugiu.


blog

Em entrevista ao Blog Itiruçu Online, o ex-prefeito de Planaltino, professor Zeca Braga (PSD), antecipou a campanha de 2016 e revelou com exclusividade que há intenção de disputar à prefeitura de Planaltino na condição de prefeiturável.

Antes de falar sobre a disputa pelo executivo municipal em 2016, Zeca comentou a situação das eleições na corrida para presidente e governador  em Planaltino, confiante que o candidato petista Rui Costa sairá vitorioso no município. “A campanha para governador em Planaltino estar muito bem, nós sustentamos a campanha de Rui Costa na cidade e temos a perspectiva de ganhar as eleições em Planaltino, apesar de um prefeito não ter feito muito esforço para angariar votos para  o Rui, mas nós estamos firmes na campanha para eleger Rui, Dilma e Otto e nossos deputados: Luiz Caetano para federal e Rogério Andrade para estadual”, disse.

Indagado sobre a possibilidade de voltar a concorrer o cargo de chefe do executivo municipal, função que exerceu de 2008 a 2012, Zeca admitiu haver a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2016. “A história nos diz, o povo pedi e se continuar nós voltaremos a ser opção para governar Planaltino e disputaremos as eleições em 2016 com quem vier”, disse.

Joseval Alves Braga, Zeca Braga (PSD), no final de sem mandato, em 31 de dezembro de 2012, convidou o seu sucessor, Carlinhos de Merelo (PCdoB), para entregar as chaves da prefeitura. Na época, o novo prefeito, era o vice de Zeca Braga e, após desalinhar do grupo político, decidiu disputar o pleito em 2012, vencendo  com 50,81%, contra 49,19%. Zeca salientou na época que, estava deixando a casa arrumada.

Além disso, fez uma das mais atuantes gestões do estado da Bahia, com destaque para educação, que alcançou índices crescentes no IDEB. Ainda pode ser muito cedo, mas há quem diga que o atual prefeito não tem conseguido agradar em solo planaltinense.


vitoria
Em um duelo bastante disputado, o Vitória bateu o Bahia por 2 a 1 neste domingo (21), na Arena Fonte Nova, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Rubro-Negro encerrou o jejum de oito jogos sem triunfos sobre o arquirrival e também chegou aos 24 pontos e saiu da lanterna do Brasileirão. O Esquadrão saiu na frente com Kieza, mas o Leão virou com Kadu e Luiz Gustavo.
O Tricolor volta a campo na próxima quarta (24), às 21h,  também em Salvador, contra o Sport. Já o compromisso da equipe comandada por Ney Franco será com o Palmeiras, quinta (25), no Pacaembu. Saiba como foi o clássico, clique aqui.

fotoblogitirucuonline

O corpo do ex-jogador Daniel Pires dos Santos Junior, 47 anos de idade, popular ‘Ôna’ será devolvido aos familiares nesta segunda-feira (22) durante a tarde e seguirá direto para a residência de um dos irmão, situada a Rua Ariston Pires Novaes, onde começará a ser velado para em seguida ser sepultado no Cemitério Local João Batista, às 16h.

Fotos Blog Itiruçu Online
Fotos Blog Itiruçu Online

  Ôna foi encontrado em uma fonte no Bairro do Buraco, conhecida por “Antiga Fonte de Dudu” em Itiruçu. Informações de populares, colhidas no local pela reportagem do Blog Itiruçu Online, afirmam que, ele (Ôna) foi visto descendo para a fonte com um pedaço de ferro na mão, na noite deste último sábado (20), supostamente usado para arrombar a porta que garantia à segurança do local, já que a fonte é murada para segurança dos moradores, vez que, servia também para uso dos residentes. Ainda segundo o que apuramos, ele foi visto por familiares pela última vez na mesma noite quanto participava de um culto na igreja evangélica, momento que saiu antes de terminar a celebração religiosa, e ao que parece, saiu destinado a cometer suicídio.

Ele deixa 5 filhos, sendo três mulheres e dois homens, além de 10 irmãos, 5 mulheres e 5 homens e o Pai, Sr. Daniel Pires dos Santos.


RuiCosta (2)

Com a Praça Barão do Rio Branco completamente tomada pela multidão, Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, garantiu à população de Vitória da Conquista que irá atender a uma das mais ansiadas reivindicações da região, a construção das barragens dos rios Catolé e Pardo, proposta que já consta do seu programa de governo. “Com isto não haverá mais sobressaltos no abastecimento de água potável”, afirmou, reiterando, ainda, sua intenção de implantar o programa Saúde para Todos, com a regionalização do atendimento médico, além de ampliar não apenas o Hospital Regional de Conquista, mas também os demais que ficam na área de influência do município, “pois, assim, os filhos desta terra não mais precisarão se deslocar para Salvador ou outros centros em busca de atendimento especializado”.

blogitirucuonline

 Participaram também do comício o governador Jaques Wagner, a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, o candidato a senador Otto Alencar e o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT). A ministra levou à população uma mensagem da presidente Dilma Rousseff e lembrou que os governos do ex-presidente Lula e de Dilma fizeram, em 12 anos, “muito mais para o povo simples do que eles não fizeram em 500 anos” e reafirmou que, por mais pressões que existam, a presidente não irá mexer em direito de trabalhador, “nem que a vaca tussa”, usando a mesma expressão já utilizada por Dilma. E, ao pedir o voto para Otto Alencar, bateu forte na oposição: “A Bahia não vai mandar gente pro Senado quem ficou até a última hora no governo e depois cuspiu no prato que comeu. A Bahia só tem um caminho: é pra frente, é pra frente e é pra frente! Com Dilma, Rui e Otto”.


mconha

Na manhã deste último  sábado (20), policiais da Ceto, lotados no 13° Bpm, estouraram um laboratório de maconha, que funcionava em uma pousada conhecida como “Aconchego”, localizada na avenida das Nações, n° 92. Após a descoberta do laboratório, os militares encontraram também uma enorme plantação da erva. Continuando as buscas, os militares encontraram outros tipos de drogas, tais como Ecstasy, Pílula da Alegria e até mesmo Lsd. Diversos frascos de material para cultivo, fertilizantes e adubos foram encontrados também no local e o que chama a atenção é o profissionalismo do responsável pelo material, tanto na plantação, quanto na preparação: a conhecida “secagem”. No laboratório também foi encontrado certa quantidade da droga conhecida como “haxixe”. Segundo a polícia, o haxixe é a resina da maconha, onde os brotos são colhidos e o óleo isolado, garantido uma concentração até 30% maior do Thc, que é o princípio ativo da maconha. Os militares prenderam Thiago Souza Damasceno, 29 anos, natural de Teixeira de Freitas. O mesmo disse aos policiais que foi contratado para tomar conta da plantação e do laboratório. O dono da pousada não se encontrava no local e alguns hóspedes se surpreenderam com a invasão policial, mas se mostraram incrédulos com o material apreendido. Informações do Sul Bahia News.


souto

A necessidade urgente de um plano federal para a revitalização do Rio São Francisco foi ressaltada pelo candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao constatar a situação preocupante do rio, em Carinhanha, cidade ribeirinha, onde iniciou a Carreata 25 na manhã deste sábado (20). A jornada da chapa pelo interior segue por Malhada, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Urandi, Pindaí, Candiba e encerra com comício, à noite, em Guanambi.

Acompanhado dos companheiros de chapa, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima, Paulo Souto disse que o estado atual de degradação do Rio São Francisco dificulta a implantação de programas de irrigação na região. “A questão do Rio do São Francisco precisa ser encarado como uma questão de estado. É necessária a ação do governo federal, articulando estados, municípios e população para solucionar este grave problema”, assinalou


frorence

“É mentira! Repudio e rechaço veementemente as acusações desta matéria veiculada na Revista Veja. O Ministério Público investigou o caso do Instituto Brasil em 2010, e concluiu pela inexistência de qualquer ato ilícito a minha pessoa”, esclarece Afonso Florence. Afonso destaca ainda, que a matéria requentada há 15 dias das eleições é caluniosa e eleitoreira. “Irei responsabilizar judicialmente pela injúria, calúnia e difamação”, finaliza.