Foto /Estadão Conteúdo
Foto /Estadão Conteúdo

Mais uma vez bastava fazer a sua parte para continuar fora da zona de rebaixamento, mas o Vitória teima em não se ajudar e, diante do Figueirense, conheceu a 18ª derrota na Série A. O 2×0, com dois gols de Pablo, obrigou  o time a torcer contra o Coritiba para não entrar no grupo dos quatro últimos colocados.

A derrota pode até não ter sido esperada, mas foi merecida. Apático em campo, o time de Ney Franco jogou uma das piores partidas do campeonato. O primeiro gol saiu novamente na bola aérea. De forma desordenada o Vitória abriu espaços e tomou o segundo no contra ataque.

Sem pontuar o Vitória entrou para zona de rebaixamento, ao  ser ultrapassado pelo Coritiba, que enfrentou  o Palmeiras às 18h30 e venceu por 2 a 0. O time baiano agora está na 17ª posição e na zona da degola.


Foto/Waldemir Vidal
Foto/Waldemir Vidal

A primeira partida da seleção de Itiruçu na Copa Regional de Futebol não é para ser lembrada. A equipe do professor Bita acabou sendo goleada pela seleção de Jequié, no estádio Waldomiro Borges pelo placar de 5 a 0.

Itiruçu participa na Chave A da competição, com as seguintes seleções: Jequié, Lafaiete Coutinho e Manoel Vitorino.

Os próximos jogos serão contra as seleções de Lafaiete Coutinho e Manoel Vitorino. Se quiser conseguir a classificação o time deve reagir e vencer para acumular pontos e marcar gols para diminuir o saldo negativo de gols sofridos,  em -5.


cruzeirocampeao

O Cruzeiro nem precisou esperar o apito final do seu duelo com o Goiás neste domingo (23) pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro para soltar o grito de campeão.

O Tetracampeonato dos mineiros foi construído com uma campanha bem animadora. Com a vitória, a Raposa foi a 76 pontos, inalcançável na ponta do campeonato. São sete de vantagem sobre o São Paulo, e restam apenas seis em disputa. O Goiás, com 44, é o 13° e volta a campo domingo, às 19h30, na Arena da Baixada, contra o Atlético-PR.

ricardogoulart

A equipe celeste jogará como campeã contra a Chapecoense, domingo, às 17h, na Arena Condá. Mas antes tem um dos jogos mais importantes de sua história: faz o clássico decisivo da final da Copa do Brasil no Mineirão depois de perder por 2 a 0 para o Atlético-MG no primeiro jogo.

ricardogoulartgol

O segundo título consecutivo, quarta conquista de Brasileiro da história do clube, consolida o Cruzeiro como referência, bota mais uma estrela em uma constelação que não cessa de crescer e enche de orgulho a torcida que pegou muita, muita, muita chuva para lotar o estádio. O jogo não foi dos melhores – o gramado impediu que fosse. Muito pesado, tomado por poças nas laterais, ele recebeu uma partida pouco fluente. Uma pena: o que esse time do Cruzeiro mais tem é justamente fluência


seulunga

Morreu na manhã desse sábado, aos 87 anos, o comerciante Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, em Barbalha, na região do Cariri. Seu Lunga estava internado havia três dias no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo. Famoso por seu temperamento agreste e tiradas bem-humoradas, o cearense de Caririaçu se tornou um dos principais personagens da cultura popular nordestina.

A previsão é que o corpo de Lunga seja velado na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. O sepultamento deve ser feito no Cemitério do Socorro, mas os horários não estavam confirmados até o fechamento desta edição.


cancerinfantil

Domingo, 23, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), as neoplasias são a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes com idade de 1 a 19 anos. No país, somente este ano, há uma estimativa de 11.840 novos casos.

Na Bahia, especialistas estimam uma média de 450 casos por ano. Eles aproveitam a data para ressaltar a importância do diagnóstico precoce. O problema é que não existe rastreamento como é feito com adultos, como o autoexame da mama, o toque retal para câncer de próstata ou a colonoscopia para o de colo.

“A medida mais eficaz é o diagnóstico precoce. Quanto mais avançado, menor a chance de cura”, afirma o oncologista Bruno Freire. Os sintomas dependem do tipo de câncer, mas, no geral, são comuns a outras doenças: febre, palidez, manchas, caroços, perda de peso.

“Toda criança deve ser acompanhada por pediatra. Os pais acabam levando somente em casos de emergência. É importante ter um acompanhamento de rotina”, acrescenta. Segundo o oncologista, 70% dos casos são curados, mas a estrutura do SUS carece de ampliação e melhor distribuição.

A vendedora Cristiane Ferreira, 37, contou que teve dificuldade. “Fiquei pelo SUS procurando saber o que minha filha tinha e ninguém conseguia diagnosticar. Só depois de muito tempo descobriram”, conta. Há dois anos a filha dela faz tratamento no Hospital Aristides Maltez e conta com o apoio do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac). A Tarde.


acidentee

Um homem morreu após um acidente entre um caminhão e um Gol na BR-101, na manhã deste sábado (22). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, ainda não identificada, dirigia o veículo de passeio quando bateu do lado do caminhão e capotou, ficando preso às ferragens.

O motorista foi retirado do carro sem vida, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já o caminhoneiro não sofreu ferimentos. O acidente aconteceu no trecho que liga Itabuna a Buerarema. A PRF diz que a causa do acidente ainda não está clara.

Foto: Reclame Boca.


Foto/ Bahia Notícias
Foto/ Bahia Notícias

Para o Bahia contra o Atlético-PR era vencer ou vencer para continuar vivo na luta contra a queda para a segunda divisão. Mas o time não conseguiu fazer o papel e o rebaixamento ficou muito perto. A derrota por 2×1 deixou o Tricolor com possibilidade de ver o descenso ainda no domingo.

Para não cair faltando dois jogos para o final do Brasileirão, o Bahia precisa torcer para Vitória, Chapecoense e Palmeiras não terem a competência que faltou a ele neste sábado. Pressionando desde o começo, o time comandado por Charles não conseguiu marcar e para piorar viu o Atlético-PR abrir 2×0, com Fahel contra e Badi. Henrique ainda descontou, mas a tragédia já estava consumada.

Com 34 pontos o Bahia segue na 18ª posição, quatro do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Vitória.


Gigante do futebol nacional, o Vasco da Gama confirmou na tarde deste último sábado (22/11) seu retorno à Série A do Brasileiro. Com 16 vitórias, 15 empates e seis derrotas, o clube de São Januário oficializou sua classificação contra o Icasa, do Ceará. Diante de um Estádio do Maracanã lotado, o cruz-maltino empatou com a equipe cearense por 1 a 1. O gol vascaíno foi anotado pelo atacante Kléber Gladiador.

vasco

O torcedor vascaíno sofreu ao acompanhar as inúmeras derrapadas do time na Série B, imaginou o pior, mas finalmente respirou aliviado. E o momento mais importante do ano não poderia ter outro desfecho. Com mais uma atuação irregular e debaixo de vaias ao apito final, em uma demostração de que o time precisa de reforços para jogar a primeira divisão.

Kléber marcou o gol cruzmaltino
Kléber marcou o gol cruzmaltino

A campanha recheada de tropeços fez a possibilidade de título se esvair rodadas atrás. Mas os 63 pontos conquistados e o 3º lugar na tabela foram suficientes para garantir a tímida festa no palco que sediou por tantas vezes títulos históricos. Entre lágrimas e canções exaltando a história centenária, ficou uma certeza aos torcedores que acompanharam a segunda disputa de Série B desde 2009: o desejo de retomar a trajetória de vitórias e jamais vivenciar novamente drama semelhante.

Fases do jogo: O Vasco partiu com tudo para cima do Icasa logo no início do jogo. No ritmo da arquibancada, o time enfileirou três oportunidades de gol antes mesmo dos 5min. As chances viraram combustível para a torcida e empolgaram a equipe. Mesmo assim, o cuidado com os contragolpes dos visitantes era imprescindível.


cabecajovem

A cabeça de um jovem de 23 anos foi encontrada por volta das 6h deste domingo (23), dentro de um saco plástico, na Rua C17, na Vila Verde, no Conjunto Feira X, em Feira de Santana.

De acordo com sargento PM Joselito, a esposa de Marcelo Roberto Pinho contou à polícia que ele saiu por volta das 11h da manhã de sábado para o trabalho, em uma borracharia no bairro Rua Nova, quando foi sequestrado por quatro homens que estavam com o carro dele, um Gol preto, Geração 5, de placa NXO-7987. O carro não foi encontrado.

Ainda segundo o sargento, a esposa da vítima recebeu um telefonema com número restrito por volta das 9h deste domingo avisando sobre o esquartejamento. Na ligação um desconhecido informou o local onde a cabeça estava e que o tronco e as pernas estão na cidade de Coração de Maria. Ele também disse que os braços estão em Feira de Santana, mas não descreveu o local. Leia mais no Acorda Cidade.


 selecaoitirucu

A seleção de Itiruçu inicia sua participação neste domingo (23) na II Copa regional de Jequié jogando contra a seleção jequieense no estádio Waldomiro Borges, às 15:00h.

 A competição é uma realização da Liga Desportiva de Jequié (LDJ) e é uma vitrine para o Futebol Amador de Jequié e região.

Itiruçu recebeu troféu de 3ª colocada na primeira edição da competição.
Itiruçu recebeu troféu de 3ª colocada na primeira edição da competição.

A seleção de Itiruçu ficou em 3º lugar na primeira edição e buscará uma melhor performance na competição regional deste ano, que conta com à participação de 08 seleções regionais.  A equipe é treinada pelo professor José Wilson –Bita.

Itiruçu participa na Chave A da competição, com as seguintes seleções: Jequié, Lafaiete Coutinho e Manoel Vitorino.  Na Chave B estão: Ipiaú, Jitaúna, Ubaíra e Entroncamento de Jaguaquara.


furtocemafs

A Escola Municipal Antonio Francisco de Souza- CMAFS foi arrombada na madrugada deste sábado (22/11), em Itiruçu. De acordo com informações na Unidade de Ensino não fica Guarda Municipal no período noturno, o que facilitou o arrombamento.

 furto

A ação dos arrombadores foi percebida logo pela manhã, quando a escola foi aberta na manhã deste sábado para alunos do Parfor, curso de pedagogia, que estudam no período de 15 em 15 dias durante as noites de sextas-feiras e aos sábados.

 cmafsarrombado

A ação dos arrombadores foi iniciada após romperem uma das janelas laterais, conseguindo ter acesso à sala da direção, onde estavam guardadas as demais chaves. Eles abriram todas as salas e não encontraram nada de valioso, apenas um Notebook que não pertence à Escola, mas estava na Unidade, foi levado pelos invasores.

 

A escola não possui câmeras de segurança, o que poderia facilitar a investigação. O caso foi registrado pelo 19º Batalhão da Polícia Militar e segundo o diretor da Escola, Giltan Barbosa, será registrado na polícia civil na segunda-feira, dia 24.

 

Uma blusa foi perdida pelos furtadores
Uma blusa foi perdida pelos furtadores

Recentemente uma quadrilha de arrombadores foi desarticulada em Itiruçu pela polícia militar e civil. Eles arrombavam escolas e residências. Mas são presos e poucos dias após as prisões voltam para Ruas e comentem os mesmos delitos.

 

Matéria original: Blog Itiruçu Online.


Projeto para Vila Pimentel foi assinado pela vice-prefeita em Brasília
Projeto para Vila Pimentel foi assinado pela vice-prefeita em Brasília

A comissão de licitação da prefeitura de Itiruçu tornou pública a licitação para construção do Sistema de Abastecimento simplificado de água na comunidade da Vila Pimentel. A data da realização será dia 04/12/2014, com abertura às 09h00h, sala de licitações na sede da prefeitura.

Vice-prefeita teve encontro político com então Ministro Fernando Bezerra
Vice-prefeita teve encontro político com então Ministro Fernando Bezerra

A obra foi assinada em Brasília no período em que a vice-prefeita Dra. Rita Novaes (PDT) assumiu o comando do município, em agosto de 2013, em virtude de uma viajem do prefeito Wagner Novaes para a Europa. Na época, a prefeita interina representou o município em Brasília e, além de assinar o convênio, teve reuniões com ministros e com o governador da Bahia Jaques Wagner.

Também está  com abertura para a mesma data a licitação para construção de  uma com vestiários no bairro Roberto Di Gregório-Agarradinho,  fruto de convênio com o Ministério da Educação/ FNDE.


natalconquista

O ano em que chega a décima oitava edição, o maior evento público do interior da Bahia e um dos maiores do Brasil, voltado para os festejos natalinos, já tem data e atrações definidas. Entre os dias 19 e 25 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizará o Natal da Cidade. Com o intuito de divulgar a grade completa da celebração cultural, foi realizado um evento nesta sexta-feira, 21, na Casa Memorial Régis Pacheco, com a participação do prefeito Guilherme Menezes e demais membros do Governo Municipal, da imprensa e de outros convidados.

A celebração é referência em todo país pela mistura cultural que perpassa desde o resgate às tradições natalinas, incentivo às manifestações populares, valorização de artistas locais à realização de shows de grandes nomes da música popular brasileira. Idealizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista desde 1997, a riqueza dessa celebração pode ser vista em cada detalhe do evento, desde a presença dos artistas convidados aos espaços destinados exclusivamente às manifestações populares. Conforme o prefeito Guilherme Menezes, essa valorização da cultural marca a origem do Natal da Cidade. “Nosso governo preconiza a importância de apresentar shows de qualidade, tanto dos nossos artistas regionais quanto dos convidados. Como não poderia ser diferente, este ano a programação cairá mais uma vez no agrado da população de Vitória da Conquista e da região”.


jequieviolencia
O aumento da violência na zona rural de Jequié motivou a União das Associações rurais de Jequié, (UNARJE), a realizar na manhã desta última quinta-feira (20/11), no gabinete da Prefeitura Municipal de Jequié reunião para debater o tema.
Moradores dos distritos e povoados vem sofrendo com assaltos, furtos, tráfico de drogas, prostituição, poluição sonora, velocidade excessiva e armas na zona rural. O número de assaltos na zona rural tem aumentado de forma assustadora.
São propriedades, estabelecimentos comerciais e motos roubadas na zona rural de Jequié. Um dos agravantes é a demora no deslocamento de viaturas, devido à distância das comunidades. A ação da Policia Militar na área urbana tem provocado a migração deste tipo de delito para áreas da zona rural.
Os administradores das comunidades rurais apresentaram várias reivindicações à administração municipal e a Policia Militar, dentre elas a presença física de policiais nos finais de semana nos distritos e povoados. O encontro contou com a participação da prefeita Tânia Britto, vereador Chico de Alfredo, secretários Marcelo Aguiar (Governo), Jairo Rodrigues (Esporte e Lazer) e dos administradores Jorge Alves (Deus Dará); Jossivaldo Santos (Itajuru); Antônio Neilton (Nova Esperança); José Luiz Bispo (Oriente Novo); Joilma Silva (Oriente Novo); Elizeth Machado (Presidente da Associação de Moradores de Itajuru); Uanderson Ferreira Secretário da UNARJE;Valmirá Moreira Presidente da UNARJE; Ronaldo Silva Chefe da Divisão da Educação; Manoel de Jesus (Itamarindo); Luciana Ribeiro (Florestal); e o Tenente PM Castro Filho.
Segundo a prefeita Tânia Britto, a iniciativa é importante para o combate da violência na zona rural. “A responsabilidade é de todos nós, precisamos levar ações esportivas, culturais e socioeducativas para estas pessoas”, afirmou a gestora.
Os pleitos serão encaminhados ao comando do 19º Batalhão da Policia Militar de Jequié. Um novo encontro será definido para debater o assunto com representantes da Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil e Prefeitura Municipal.
Por Zenilton Meira

Foto Blog Itiruçu Online
Foto Blog Itiruçu Online

A VIABAHIA realizará neste domingo (09), a partir das 6h da manhã, a instalação de estrutura superior da passarela que está sendo construída no km 616 da BR-324. A previsão de conclusão dos serviços é de aproximadamente duas horas.

Para a realização desses trabalhos, a concessionária interromperá totalmente um sentido da rodovia a cada hora, iniciando os serviços na pista Salvador x Feira de Santana. Toda a operação contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A VIABAHIA instalou placas de advertência na região e reforçou a sinalização. Além disso, viaturas estarão no local monitorando e oferecendo o suporte necessário para minimizar os transtornos à população.

Serviços aos usuários

A concessionária atende a chamados através dos telefones 0800-6000-324 para a BR-324 e 0800-6000-116 para a BR-116. Para realizar os serviços de atendimento ao longo do trecho, a VIABAHIA conta com funcionários na área operacional, que são responsáveis pela operação de tráfego e segurança viária. Estão à disposição dos usuários viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves, guinchos pesados, unidades de suporte avançado, unidades de resgate, caminhões pipa, caminhões de apreensão animal, veículos de segurança viária e veículo de supervisão de tráfego. As Bases dos Serviços de Atendimento aos Usuários estão equipadas com banheiros femininos e masculinos e banheiros para portadores de necessidades especiais.

Ascom ViaBahia