marinasilva

A Candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, estará no próximo sábado em sua primeira vinda à Bahia desde que assumiu a chapa em substituição ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo.

O ponto de partida será o terceiro maior colégio eleitoral baiano, Vitória da Conquista, onde participará de caminhadas em bairros carentes. Em seguida, vai a Brumado, cidade do candidato a vice-governador de Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos (PSB).

Não há previsão quando a presidenciável socialista virá à capital. Segundo a coordenação de campanha, o momento é voltado  para o interior, devido ao grande número de solicitações feitas por lideranças políticas de cidades médias, querendo a visita de Marina.



prefeita simeias

A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz (PSB), recebe, no próximo dia 12 de setembro, o Troféu os “Cem Melhores Prefeitos do Brasil”. A comenda é destinada aos 100 melhores gestores públicos municipais por meio de pesquisa da União Brasileira de Divulgação (UBD). A avaliação do prêmio é feita junto aos Ministérios, sites Governamentais, Lei de Responsabilidade Fiscal e criteriosa análise da UBD. O Título tem por finalidade divulgar os melhores gestores do país nas esferas de Educação, Serviços Sociais, Infraestrutura e Saúde.

O título é concedido todos os anos aos 100 melhores prefeitos do Brasil como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho administrativo que o gestor desenvolve, cujos critérios como transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade. Pela primeira vez um gestor público ubatense receberá a comenda dos “Cem Melhores Prefeitos do Brasil. “É uma grande satisfação receber o prêmio, mas também um sentimento de dever cumprido. Ubatã já tem uma nova cara, a cara do respeito, do trabalho, da transparência e do compromisso com as pessoas, com a cidade e com as instituições”, disse a prefeita Siméia Queiroz, que confirmou presença no evento que acontece em Recife. (Ascom PMU)



souto

Além de restaurar a BA-001 entre Nazaré das Farinhas e Valença, o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, anunciou que está em seu plano de governo a construção dos trechos da rodovia estadual que faltam nas regiões Sul e Extremo-Sul. “A BA-001 vai cobrir todo o litoral baiano do Sul e Extremo-Sul, quando fizermos os trechos que ligam Canavieiras/Belmonte, Trancoso/Prado e Caravelas/Nova Viçosa”, garantiu Souto, se eleito, nesta segunda-feira (1º), quando recebeu adesões de lideranças de várias cidades do interior.Para Paulo Souto, a conclusão desta BA-001 vai contribuir bastante para o fortalecimento do turismo nessas regiões. “São regiões turísticas que vão ter maior acessibilidade e, por conseguinte, atrairão mais visitantes, aumentando a geração de emprego e renda para seus habitantes”, afirmou o candidato 



lula-rui-costa
Está confirmada a participação do ex-presidente Lula no primeiro grande comício em Salvador de Rui Costa, candidato a governador pela chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, que vai acontecer nesta quarta-feira (3), às 19h, na Praça da Revolução, em Periperi, subúrbio ferroviário. Com a participação, ainda, do candidato a senador, Otto Alencar, e do candidato a vice-governador, João Leão, o comício será o primeiro grande ato popular em Salvador da campanha de Rui Costa e contará, também, com a presença do governador Jaques Wagner e de dezenas de candidatos às eleições proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara Federal), dos diversos partidos que integram a coligação.
Desde o início da atual campanha eleitoral, Lula tem deixado claro que participará ativamente do esforço para eleger Rui Costa e Otto Alencar na Bahia, por considerar que ambos são fundamentais para ajudar a presidente Dilma Rousseff a governar pelos próximos quatro anos. Em razão disso, Lula, além de ter feito questão de vir participar da convenção que  oficializou a chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, em junho, já gravou vários depoimentos para veiculação no horário eleitoral gratuito, pedindo votos e ressaltando as qualidades de Rui e de Otto.


beijos

A Secretaria de Saúde do município de São Sebastião do Passé foi palco de um romance quente nos últimos dias. E o protagonista das cenas é o próprio secretário Vitor Lavinski, que foi flagrado aos beijos com sua assistente dentro do ambiente de trabalho.

 De acordo com o site Passé News, o vídeo em que mostra o amasso dos dois foi compartilhado pela população através do Whatsapp e virou chacota entre os internautas. Nas imagens, o secretário aparece no maior amasso com sua assistente, identificada como Lidiane.

Ainda de acordo com a publicação, o prefeito da cidade, Janser Mesquita não se pronunciou sobre o assunto.



oi

A consolidação do “fenômeno Marina”, sobre o qual havia grande expectativa até a semana passada, mas foi confirmado na última sexta-feira, quando saiu a pesquisa Datafolha revelando o empate da presidenciável do PSB com a presidente Dilma Rousseff no primeiro turno, na faixa dos 34% das intenções de voto, acendeu definitivamente as luzes de alerta das candidaturas majoritárias ao governo da Bahia. O mais forte deles, no entanto, lançou também um sinal sonoro de atenção máxima sobre o grupo que acompanha o candidato do DEM ao governo, Paulo Souto.

Até então, pelos números que Marina conseguira agregar e o potencial eleitoral que demonstrava, as preocupações quanto à perspectiva de crescimento da socialista se
restringiam aos apoiadores da candidatura encabeçada pelo petista Rui Costa. O desempenho ascendente da ex-senadora, medido então pelo Ibope, representava dificuldades na performance baiana da presidente Dilma Rousseff, em que, por uma questão de estratégia definida antes da tragédia de 13 de agosto, Rui havia buscado pongar como forma de alavancar sua campanha sobre o eleitorado local.

Com o Datafolha de sexta-feira, entretanto, as mesuras identificadas na campanha do petista em relação à presidenciável do PSB foram se deslocando para a articulação política de Souto, onde uma questão ganhou grande destaque entre todas que começaram a ser feitas quanto ao encaminhamento de sua estratégia desde a sexta-feira. Trata-se de saber até que ponto o crescimento de Marina vai impactar positivamente a senadora Lídice da Mata (PSB), sua única e legítima representante local, cujos primeiros sinais eram de que não vinha absorvendo influência alguma do “fenômeno Marina” em sua campanha.

Apesar de ter se esquecido de mencionar Marina uma vez sequer no debate de que participou na Bandeirantes, na última quinta-feira, Lídice passou a dar prioridade ao fortalecimento da vinculação entre as duas nas inserções comerciais da campanha na televisão e no rádio desde então. A preocupação do comando do DEM é de que a senadora socialista seja empurrada morro acima pelo “Tsunami Marina”, jogando a disputa pela sucessão de Jaques Wagner (PT) para o campo imprevisível do segundo turno, uma condição que os soutistas querem evitar a todo custo por razões óbvias.

No mesmo debate da Band, era visível que a estratégia usada por Lídice desde o primeiro momento foi a de desbancar Rui pelo segundo lugar. Marchou para cima dele imputando-lhe adjetivos que não tardariam a ser usados pelos adversários, a exemplo de “inimigo público número 1 do funcionalismo”. Como a expectativa de crescimento do petista persiste, dado principalmente a força da máquina estadual, nada impede que, se for empurrada por Marina, Lídice, junto com ele, ajude a levar a disputa ao segundo turno, momento em que não teriam problema em se unir contra Souto.

* Artigo publicado originalmente na Tribuna da Bahia.



blogii

A assessoria do candidato a governo do estado Rui Costa (PT), confirmou na manhã desta segunda-feira (01/09) à agenda da coligação “Para a Bahia Mudar Mais” nos municípios da região, incluindo Itiruçu, no próximo sábado 06 de setembro. Serão cinco cidades do Vale Jiquiriçá, além de Jequié, confira: em Jequié, das 08 às 12h; no horário das 12h às 18h, a Caravana do 13 visita os municípios de Lafaiete Coutinho, Itiruçu e Lajedo do Tabocal. Entre às 18h e às 20h será realizado comício na cidade de Maracás e das 20h em diante, o destino será o município de Jaguaquara, aonde será realizado comício com a população. Lembrando que a programação poderá ser alterada, segundo informou a assessoria da coligação em contato direto, via telefone, com a redação do Blog Itiruçu Online.

A Caravana 13 estará com as presenças do candidato a governador Rui Costa, a vice João Leão e a senador Otto Alencar. A presença do governador Jaques Wagner ainda não foi confirmada.



Foto/Blog Itiruçu Online
Foto/Blog Itiruçu Online

Como cidadão e representante político, compartilho com alegria do mesmo sentimento que une a população na celebração dos 79 anos da cidade. É um momento que reúne renovação de esperanças e disposição de luta para o enfrentamento dos novos desafios que a cidade está a exigir e que tem, na sua história, um pouco da biografia de cada um dos mais de 13 mil moradores que nela depositaram seus sonhos.

Mais que poder representá-la no Câmara de vereadores  e ter a oportunidade de contribuir com seu desenvolvimento por intermédio de ações parlamentares no Legislativo, e tão recentemente na condição de vice-prefeito, e junto aos órgãos de governo , orgulha-me fazer parte deste sonho comum de construir uma cidade e fazer dela o melhor lugar do mundo para se morar, viver e construir famílias. Itiruçuenses  somos todos nós. Orgulhemo-nos, em cada 01 de Setembro, da cidade que estamos construindo todos os dias com nosso esforço e com nossa luta.

Paulo Ézio Silva das Mercês
Vereador.



Itiruçu, terra de políticas acirradas. Foto reprodução/ Fazenda Titirica
Itiruçu, terra de políticas acirradas. Foto reprodução/ Blog  Fazenda Titirica

Hoje, segunda-feira, 01 de setembro, o município de Itiruçu celebra seus 79 anos de emancipação político-administrativa. Conhecida como a cidade do café, e do frio. De clima agradabilíssimo e verde abundante, está localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano na Microrregião de Jequié.

O município possui 313,70 km². Sua população é de aproximadamente 13. 336 mil habitantes, figurando entres às cidades de menores territórios da Bahia. Situado a 820 metros de altitude, com as coordenadas geográficas do município Latitude: 13° 30′ 26” Sul Longitude: 40° 8′ 31” Oeste.

Tem em colonos italianos como os que ajudaram na construção da economia, que se juntaram aos brasileiros que já habitavam no solo, em virtude de surgirem de um período pós-guerra na Itália buscando resguardo no Brasil. Clique aqui e conheça sobre a História da cidade.



Foto/Blog Itiruçu Online
Foto/Blog Itiruçu Online

Neste último domingo 31, o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), esteve no município de Itiruçu, onde prestigiou as apresentações das turmas do ‘Mais Educação’, na “Feira Temática”, evento que fez parte das comemorações do aniversário da cidade, que nesta segunda-feira 01 de setembro completa 79 anos de fundação. O deputado em entrevista à imprensa, deixou sua mensagem de felicitações e mostrou sua ligação com a cidade.

Euclides falou ao Blog Itiruçu Online e Jornal Café com Leite, do Jornalista Walter Salles.
Euclides falou ao Blog Itiruçu Online e Jornal Café com Leite, do Jornalista Walter Salles.

“Itiruçu é um município que tenho uma relação bastante forte e histórica. Na época do saudoso Machadão, quando ele era prefeito, precisávamos de uma escola de segundo grau e em contabilidade e curso de administração, nós viemos apoiá-lo e criamos a escola de segundo grau, Alexandre Leal, e na época, trazemos os professores de Jequié, pois o município não tinha recursos humanos para uma escola de segundo grau. Tenho uma relação muito forte e de amizades através da nossa Faculdade Integradas Euclides Fernandes, em Jequié, aonde várias pessoas se formaram em nossa instituição de ensino, ou em Ciências Contábeis, Administração ou Economia. Nessa cidade eu tenho excelentes amigos, como o prefeito Wagner Novaes; figura que tenho um estima muito grande e admiro muito seu trabalho como político e à frente da gestão.  O vereador Paulinho, que é uma pessoa que tenho um carinho especial pela relação pessoal e política que criei  com ele, enfim, além de muitas outras lideranças, a exemplo da Valdeci e o Fera, e claro, a comunidade que mim deu a condição de ter tido nas últimas eleições mais de mil votos, por isso,  eu não poderia deixar de vir aqui hoje e comemorar o aniversário de Itiruçu, que completa 79 anos de emancipação política. Vim para abraçar a comunidade e desejar desenvolvimento na politica econômica e social com a melhoria de seu povo. Parabéns Itiruçu, parabéns a sua gente”, facilitou o deputado.