Decisão de Duda dá força maior para o bloco de oposição na Câmara
Decisão de Duda dá força maior para o bloco de oposição na Câmara. Fotos Blog Itiruçu Online.

Alguns dias após o vereador Josevi Umburanas do PMDB, se rebelar contra a contratação de Jorge Nunes para chefiar o Distrito de Upabuçu, o vereador confirmou que deixa a base de apoio do Executivo na Câmara para integrar o bloco de oposição.

Duda havia ameaçado rachar com o grupo liderado pelo prefeito tucano Wagner Novaes há alguns dias, mas foi contido por aliados. Segundo o pronunciamento do edil, a decisão foi movida por não conseguir a demissão do administrador do Distrito de Upabuçu, segundo ele (Duda) a vaga foi indicada pelo seu gabinete, mas foi traído pelo indicado (Jorge Nunes) que não votou em seus candidatos e fez ofensas em redes sociais contra o vereador, segundo a acusação do vereador em discurso na Câmara nesta terça-feira (21).

Com a saída do vereador, a base ficará com 04 parlamentares: Agnaldinho Lopes (PROS), Paulo Ézio (PSB), Robson Mauro (DEM) e Val Caetano (SSD). Outro vereador da base, Robson Mauro Ribeiro (DEM), anunciou que irá abandonar nos próximos dias a base do prefeito para unir-se a oposição.

Já a oposição sobe para cinco: Alexandre Maimone (PC do B), Júnior Petrúquio (PT), Nilman Brochini (PTB), Nino Mota (PT) e agora Josevi Umburanas (PMDB). Caso o vereador Robson cumpra a promessa de abandonar o grupo tucano, a oposição passará a Seis cadeiras na Câmara.

Vereador queria demissão  de funcionário da gestão tucana para continuar na base.
Vereador queria demissão de funcionário da gestão tucana para continuar na base.

Ainda em justificativa, o vereador Duda assegurou que pediu a demissão do administrador do Distrito de Upabuçu e que o gestor havia garantido que no dia 07 de Outubro sairia à demissão: o que não aconteceu. No entanto, o ex-prefeito Aílton Cezarino interferiu na demissão, o que acabou irritando o vereador, pois exigia a exoneração antes do dia 30, data prevista para demissão de 100% dos cargos comissionados e secretariado.

A repercussão não foi positiva pelo motivo que o vereador abandonou a base aliada do prefeito: não conseguir uma demissão de um funcionário da gestão ou seu remanejamento de cargo; o vereador queria uma postura de expulsão de Jorge Nunes da gestão para que ele permanecesse na base, além de alegar problemas de ordem pessoal.


Antonio Brito foi o mais votado de Jequié e disputará a prefeitura. Foto/Blog Itiruçu Online.
Antonio Brito foi o mais votado de Jequié e disputará a prefeitura. Foto/Blog Itiruçu Online.

As articulações para o pleito de 2016 no município de Jequié já estão avançadas.  O deputado federal Antonio Brito (PTB), mais votado nas eleições deste ano em Jequié, admitiu o desejo de disputar a prefeitura da Cidade Sol.

 A partir da expressiva votação obtida em Jequié, a maior obtida por um candidato em eleições proporcionais em Jequié, com mais de 50% dos votos válidos para deputado federal, as eleições municipais de 2016, passa a partir de agora a fazer parte do cenário das discussões políticas do grupo liderado pelo deputado Antonio Brito.

 O parlamentar não se furtou em revelar que o seu nome poderá figurar entre aqueles que disputarão a sucessão municipal.  “Nós vamos conversar com as pessoas que integram o nosso grupo político, aqueles que construíram essa vitória maciça  e,  é evidente, que  se não houver um nome de consenso não me furtarei  em  estar presente colocando o meu nome à disposição da população de  Jequié,  para governar a oitava maior cidade do estado da Bahia”, confirmou  ao Jornalista Wilson Novaes.  “Isso é uma prova de desprendimento, de vontade de ver Jequié sendo uma das grandes lideranças e que possa estar no lugar que sempre mereceu estar, de uma cidade em uma região forte  do estado da Bahia. Vamos lutar por um nome, se não tiver, humildemente colocarei o meu nome  para a população decidir e para os grupos políticos da cidade”, enfatizou.


Foto/Zenilton Meira
Foto/Zenilton Meira

Governantes locais destacaram as profundas transformações sociais vividas em seus municípios. Prefeitos e lideranças dos Territórios do Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá, reuniram-se nesta terça-feira (21), em Jequié,  no Jequié Tênis Clube ,  para planejar a mobilização de apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Para eles, somente com um segundo mandato de Dilma Rousseff estará garantida a continuidade de projetos essenciais, como a redução da pobreza e a melhoria dos serviços públicos de saúde e educação.

Prefeita Tânia Brito de Jequié. Foto na Boca do Povo.
Prefeita Tânia Brito de Jequié. Foto na Boca do Povo.

“Posso testemunhar que a realidade de vários municípios tem mudado profundamente”, diz o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandao (PP).  Ele afirmou que o Brasil vive momento especial em que a desigualdade social está sendo revertida por um conjunto de políticas públicas que vem nos últimos 12 anos dos governos petistas, construindo um ciclo historicamente diferenciado de desenvolvimento e produzindo mais riquezas para o País. “Só se governa um País desigual e apartado socialmente, quando se prioriza investimentos e ações nos locais mais pobres e da gente mais simples e necessitada”, diz Cocá.

O vereador de Itiruçu, Júnior Petrúquio (PT), afirma que a presidenta Dilma Rousseff representa hoje o engajamento com o municipalismo brasileiro. “Nunca se fez tanto pelos municípios, principalmente para os mais pequenos como no governo do PT”, destaca.

jequie

Participaram os prefeitos: Antônio Sampaio (Irajuba); Carlinhos de Meireles (Planaltino); Zé Cocá (Lafaiete Coutinho); Tânia Britto (Jequié); Paulo dos Anjos (Maracás); Raílton Ramos (Itagi); Edson Silva (Jitaúna); vice-prefeito de Jequié Sergio da Gameleira; os vereadores de Jequié: Beto de Lalá; Ednael Almeida; Meire Lopes; Chico de Alfredo; Pé Roxo; Davisson Batista; Manoel Gomes e Colorido. Ainda prestigiaram Junior Petrúquio (Itiruçu); Francisco Carlos (Jitaúna); Dema (Jaguaquara); Belizário e Hélio de Lafaiete Coutinho que integram os consórcios Médio Rio de Contas e Mercovale, deputados eleitos e da comunidade em geral.

 jeque

Entre as representações presentes, o Secretário Estadual de Relações Institucionais Cícero Monteiro, os deputados estaduais Euclides Fernandes (PDT), Rosemberg Pinto (PT) e Aderbal Caldas (PP). Os deputados federais Antônio Brito e Roberto Britto foram representados por seus assessores.

 Nota do Blog Itiruçu Online.


senhora

Mais um caso de honestidade no município de Jaguaquara, maior cidade do Território de Identidade do Vale Jiquiriçá: mulher solicita desligamento do Bolsa Família após conseguir aposentadoria.

A primeira cidadã jaguaquarense a solicitar o desligamento do programa foi a Senhora Etelvina Silva Fontes, no último dia 08 de Setembro deste ano-2014: rememore o caso clicando aqui. O acontecimento circulou os principais sites e blogs do Brasil a partir de matéria do Blog Itiruçu Online.

Já nesta terça-feira (21/10), mais uma  pessoa  recebeu o certificado de Cidadã Exemplar. Antonia Maria da Silva compareceu ao Setor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família para fazer o desligamento voluntário do Programa, depois que conseguiu a aposentadoria.

bolsafamilia

Antonia Maria da Silva disse que não possui a necessidade de receber o benefício, deixando-o para outra família que esteja em vulnerabilidade social.  Ela (Antonia) recebeu as congratulações de toda equipe do Programa. A Gestora Vanessa Rosas fez a entrega do certificado de ‘Cidadã Exemplar’; é o segundo em menos de 03 meses.

“Vamos seguir o exemplo de dona Etelvina e Dona Antonia nossas cidadãs exemplares que conseguiram sair da extrema pobreza e tiveram a honestidade de ir até o setor fazer o desligamento voluntário”, disse Vanessa.

Nota e foto do Blog Itiruçu Online.


nilo

Mesmo negando, a perspectiva de candidatura de Marcelo Nilo (PDT) ao quinto mandato consecutivo na presidência da Assembleia Legislativa começa a tomar forma antes mesmo do final das eleições 2014. Nesta segunda-feira (20), o deputado Targino Machado (DEM) endossou uma renovação de mandato do pedetista, fato inédito na história recente dos legislativos. “Se Marcelo for candidato, ele não vai precisar de 31 votos, vai precisar de 30, porque o meu ele já tem”, garantiu o democrata. Targino, todavia, lembrou que o voto dos 63 deputados é secreto.

“Quem inventou votação secreta foi o diabo. É um momento propício para traições”, ponderou o democrata, que eleito deputado em 2010 pelo PSC, onde ficou até 2013, quando o partido pendeu para a bancada governista. “Tenho alergia ao adesismo. Eu não tenho compromisso com partido, não nasci para ser liderado. Infelizmente, os líderes não são líderes democráticos”, afirmou Targino. Nos corredores, a presidência da Assembleia é como a barganha para que Nilo não figurasse na chapa majoritária do PT, liderada por Rui Costa e que teve o PP na vice, com João Leão. Procurado, o presidente não foi localizado para comentar as declarações do companheiro de legislativo. Bahia Notícias.


fundeb

Para atender uma regulamentação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o município de Itiruçu terá que devolver recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- Fundeb por uso irregular de recursos  glosados  em despesas para as contas do próprio FUNDEB.

A decisão implica no uso de recursos do FUNDEB de forma irregular durante os anos de 2003 a 2012. No entanto, não há prejuízos para o município, uma vez que, fará somente a transferência de recursos próprios para contas do Fundeb do município, uma devolução para cumprir as normas estabelecidas; melhor dizendo: a prefeitura não devolve recursos, apenas transfere de uma conta para outra. O não cumprimento sujeitará a rejeição das contas do exercício em curso.

Essa é uma prática comum nas administrações municipais, inclusive na gestão atual já houve a necessidade de devolver recursos para o próprio município por uso irregular; ou seja, aplicou errado e para corrigir é necessário devolvê-los para a conta da qual foi retirado o recurso.

Publicações feitas no diário oficial e no Site Oficial do município confundiram alguns professores quanto ao termo “Devolver recursos para o Fundeb”, dando entendimento de que os recursos poderiam ser usados para pagamento do piso nacional dos professores, uma luta constante da categoria com o município.

Uma coisa é certa: já que a gestão na anda bem, um erro da equipe administrativa confundiu os professores (que não deveriam, pois são conhecedores do Fundeb), pois, não havia a necessidade da publicação no Diário Oficial dos Municípios (Clique aqui), bastaria tão somente cumprir as normas do Tribunal de Contas (Como assim já foi feito várias vezes pela prefeitura nos últimos 10 anos) e devolver de uma conta para outra os recursos à má aplicação. Lembrando que os processos do Tribunal referem-se aos anos de 2003 a 2012; basta conferir pelos números: TCM 08185-00, Processo TCM 07238 05, Processo TCM 3093 09 e o Pronunciamento Técnico TCM nº PT. 2013.00199.

Confira como o município parcelou a devolução:

Art.1º.

Fica a Secretaria Municipal de Finanças designada a proceder à devolução de recursos ao FUNDEB, decorrentes de despesas glosadas em exercícios anteriores, no valor total de R$ 230.363.15 (duzentos e trinta mil trezentos e sessenta e três reais e quinze centavos), em 25 (vinte e cinco) parcelas, sendo 24 (vinte e quatro) parcelas no valor unitário de R$ 9.214.52 (nove mil duzentos e quatorze reais e cinquenta e dois centavos), e 1 (uma) parcela no valor de R$ 9.214,67 (nove mil duzentos e quatorze reais e sessenta e sete centavos). Clique aqui e leia a publicação no Diário Oficial.


Contas da prefeitura de Itiruçu, exercício 2013, ainda não foram julgadas. Foto/Blog Itiruçu Online.
Contas da prefeitura de Itiruçu, exercício 2013, ainda não foram julgadas. Foto/Blog Itiruçu Online.

O Tribunal de Contas dos Municípios iniciou no segundo semestre deste ano o julgamento das contas de prefeitura, câmaras e entidades descentralizadas, todas relativas ao exercício de 2013, primeiro ano de mandato de muitos gestores.

Em relação às 417 prefeituras do estado, até esta segunda-feira (20/10), 130 contas foram julgadas pelo pleno do TCM, sendo 115 aprovadas com ressalvas e 15 rejeitadas. Entre os motivos mais recorrentes para reprovação das contas estão a abertura de créditos adicionais sem a existência de recurso ou autorização legislativa e a sonegação de processos licitatório ou irregularidades nos procedimentos.

Quanto às contas das 417 câmaras, um total de 154 já foram julgadas, resultando em cinco aprovadas na íntegra, 141 aprovadas com ressalvas e oito rejeitadas. A maioria dos gestores reprovados descumpriram o art. 29-A da Constituição Federal, ultrapassando o limite para despesa total. Por outro lado, receberam quitação plena os gestores de Filadélfia (Sival Moreira da Silva), Itaguaçu da Bahia (Antônio Ribeiro de Souza), Jussara (Ademar Lopes de Carvalho), Mulungu do Morro (João Batista Alves Neto) e Souto Soares (Josemario da Silva Lopes).

Das 122 entidades descentralizadas, duas foram aprovadas na íntegra, 86 aprovadas com ressalvas e cinco rejeitadas. Apenas a Caixa de Previdência dos Servidores de Várzea Nova – CXPREV não obteve opinativo único, sendo pela reprovação do primeiro gestor, Gefesson Ferreira Lima Gestor, no período de 12/01/2013 a 18/04/2013, e pela aprovação com ressalvas do segundo gestor Humberto Laranjeira, no período de 29/04/2013 a 31/12/2013.


jorge

Um  homem foi assassinado  a golpes de facão na zona rural da cidade de Ipiaú, na tarde desta segunda-feira (20). Segundo informações enviadas para o Blog Itiruçu Online via WhatsApp, a vítima foi identificada por Jorge Francisco Pereira, de 54 anos, apelidado  de “Dedé”. A vítima foi chegou a ser socorrida pela SAMU para o Hospital de Ipiaú, mas não resistiu aos ferimentos. Jorge era trabalhador rural e foi agredido na Fazenda São Luiz, na região do Ribeirão do Félix, zona rural do município de Ipiaú.

suspeito

 Dois acusados foram presos pela PM: Israel Rodrigues de Almeida e Nilton Martins Alves. Ainda não foi revelado o motivo o crime nem a confirmação oficial de que tenha sido os dois suspeitos autores do assassinato.

Fotos do  Ipiaú Online.


DilmaAecio

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

– Dilma Rousseff (PT): 52%
– Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

– Aécio Neves (PSDB): 46%
– Dilma Rousseff (PT): 43%
– Em branco/nulo/nenhum: 5%
– Não sabe: 6%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014. Informes do G1.


cavalgadajagguar

Vaquejada no parque Miguel da Hora em Jaguaquara é sempre assim: corrida organizada, parque estruturado, adrenalina e muita emoção para o público presente. Serão três dias de competição reunindo competidores de todo o país! E para agradar ainda mais todas as tribos e povos, o evento traz como principal atração nos shows do dia 08 a Banda Calcinha Preta, estourada em todo Brasil! A Banda se apresentará compondo a grade com Léo do Forró, sucesso nas Vaquejadas e Festas da Vaqueirama de todo o nordeste e ainda Lipinho e Banda e Ricardo Alencar.

O evento promete reunir milhares de pessoas que já vêm adquirindo seus passaportes nos seguintes pontos de venda: Farmácia Luz- Jaguaquara Trailer do Marcone- Entroncamento Itiruçu FM- Itiruçu Êba Camisetas- Jequié Será montado um stand de vendas no Próximo dia 24 de outubro, ao lado do Boticário em Jaguaquara para finalizar o segundo lote.

Se ainda não adquiriu seu passaporte, não perca tempo! Ingresso Promocional até dia 30 de outubro! Camarote Top de Linha / Open Bar – 2º Lote- R$ 120,00 Pista 2º Lote – R$ 60,00 Essa e a festa mais esperada do ano! Todo o mundo vai! E você vai perder?

Por Marlon Mascarenhas/ Blog Itiruçu Online.


lajedo

A Prefeitura de Lajedo do Tabocal, administrada pelo prefeito Adalício Almeida, realizou, neste último domingo, dia 19 de outubro, uma festa para as crianças carentes da cidade, através da Secretaria de Assistência Social. O dia da criança é comemorado em 12 de outubro, mas segundo a prefeitura, na data especifica o município não conseguiu contratar os equipamentos para diversão da garotada.

 crianças

Mais de 2 mi presentes foram distribuídos na sede e zona rural do município. Vários brinquedos foram disponibilizados através da montagem de um Mini Parque infantil. Além das brincadeiras, foram distribuídos picolés, Pipoca, Algodão Doce.

Prefeito Licinho arriscou montar no Touro Maluco
Prefeito Licinho arriscou montar no Touro Maluco

O Touro Maluco divertiram crianças e adultos que se venturaram na brincadeira. Até o prefeito da cidade arriscou uma montaria no Touro.


Assaltantefeira

Informações enviadas a redação do Blog Itiruçu Online, via WhatsApp, dão conta que um homem de nome não divulgado foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (20), ao tentar assaltar uma pizzaria no bairro de Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana.

Segundo informações passadas para a polícia, ao Site Acorda Cidade, ele teria entrado no estabelecimento para praticar um assalto e na saída foi baleado. Até o momento, o autor dos tiros não foi identificado.

O suspeito de assalto também não teve o nome revelado, uma vez que não portava documento de identidade. O cofre da pizzaria estava aberto e a porta de vidro do escritório foi destruída pelos tiros. Ainda de acordo com informações, dois homens chegaram em uma motocicleta, sendo que um entrou e o outro ficou esperando. A delegada Ana Cristina Carvalho efetuou o levantamento cadavérico e iniciou as investigações.


Prefeito  Giuliano fez entrega em todo município.
Prefeito Giuliano fez entrega em todo município. Fotos Ascom

A Prefeitura de Jaguaquara fez uma grande festa para homenagear as crianças do município, no último domingo (12), com shows para os pequeninos ao comando de Patati e Patata Cover; relembre aqui.

Já neste domingo (19), foi o dia de distribuição dos presentes em todas as comunidades do município. A ação foi coordenada pela primeira-dama e Secretária de Ação Social Geysa Martinelli.

Secretários e vereadores acompanharam a ação.
Secretários e vereadores acompanharam a ação.

Mais de 10 mil brinquedos foram distribuídos.  Boa parte foi adquirida pelo Fundo da Criança e do Adolescente e a outra através de doações dos funcionários e do comercio local, segundo informou a Secretária em contato com o Blog Itiruçu Online.

O prefeito Giuliano Martinelli sentiu-se feliz ao ver a quantidade de crianças que foram beneficiadas e disse sentir orgulho da equipe.

Prefeito e primeira-dama comemoraram as festividades para criançada,
Prefeito e primeira-dama comemoraram as festividades para criançada.

-O sorriso estampado no rosto de uma criança é tudo. Isso motiva muito e renova nossas esperanças a cada ano. Meu agradecimento especial a nossa equipe de governo, a todos os comerciantes que nos ajudaram. Isso é sinal de que temos que procurar fazer o melhor por Jaguaquara todos os dias. O Dia das Crianças não podia passar em branco, realizamos um belo show e concluímos com a entrega de pouco mais de 10 mil presentes.  A prefeitura está atenta às necessidades das crianças e sempre irá realizar ações nas áreas de educação, cultura e saúde, visando prepará-las para o futuro- festejou Martinelli.


itirucu

Atletas de Itiruçu, da Academia Leões do Sudoeste, participaram do Campeonato Baiano de Taekwondo, organizado pela Federação Esportiva Baiana de Taekwondo- FEBT.

 O evento aconteceu neste final de semana, sábado 18 e domingo 19 na cidade de Salvador, na sede da Associação Desportiva e Cultural Coelba (Adelba), em Salvador.  Os 09 atletas foram assessorados pelo professor  Raílton Mota e conquistaram 03 medalhas de ouro, 05 de prata e 01 de bronze, disputadas nas seguintes categorias: Juvenil, 02 atletas; infantil, 01 atleta; cadete, 01 atleta e na categoria adulta 05 atletas.

Carol Leite é tricampeã baiana
Carol Leite é tricampeã baiana

Confira lista abaixo.

Lincoln Umburanas, 16 anos: medalha de prata na categoria Juvenil.

Francisco Amaral Junior, 25anos: medalha de ouro na categoria adulta.

Humberto Scaldaferri 16, anos: medalha de prata na categoria juvenil

Ana Carolina Leite 12 anos: medalha de ouro na categoria cadete; jovem é tricampeã baiana.

André Luiz Andrade 10 anos: medalha de ouro na categoria infantil

Adriano Jesus Barbosa 19 anos: medalha de prata na categoria adulta.

Itamar Coelho 24 anos: medalha bronze na categoria adulta.

Vinícius Barbosa Fróis 18 anos: medalha de prata na categoria adulta.

O campeonato foi realizado pela FEBT – Federação Baiana Esportiva de Taekwondo.

Todo o conteúdo e fotos são originais do Portal Itiruçu Online.


IMG-20141019-WA0002

Mais de 800 cavaleiros e amazonas participaram da Cavalgada Para Todos, a maior cavalgada organizada de Jequié a Lafaiete Coutinho, a cavalgada partiu do Parque de Exposições de Jequié na manhã de sábado (18), percorreu as principais ruas da cidade, ao chegar no trevo do Poliduto a Polícia Rodoviária Federal e Via auxiliaram os cavaleiros na travessia da BR 116.

cavalgada

A cavalgada seguiu pela estrada da adutora percorrendo um trecho de 20 km até a fazendo do senhor Evângio, onde foi servido o churrasco, a cavalgada Para Todos chegou em Lafaiete Coutinho as 20 horas.

Prefeito Zé Cocá ao lado do cantor Netinho do Forró.
Prefeito Zé Cocá ao lado do cantor Netinho do Forró.

O Prefeito Zé Coca agradeceu a participação de todos e disse que parecia a festa do vaqueiro, que acontece no mês de maio. No sábado a noite teve a apresentação de bandas, a atração principal foi Netinho do Forró, o vaqueiro cantador que animou a multidão no parque do vaqueiro. O Prefeito Zé Cocá e o secretário João Vei gostaram tanto do evento que já colou no calendário de festa da cidade e em 2015 tem mais. O grande homenageado foi o jovem Edson Junior, deficiente físico que acompanhou a cavalgada a bordo de uma charrete. Comissão organizadora: João Vei, Dedeu, Vanzinho, Binho, Valmir, Edvaldo, Gileno, Edson e Junior Mascote. As informações são do Repórter Junior Mascote.