pm

Na última terça-feira (03), na Loja Maçônica Areópago Jequieense, o Maj PM Ricardo Santana, Comandante do 19° BPM, participou de uma sessão com o fito de discutir assuntos relativos a segurança pública no município de Jequié. Na oportunidade, o Comandante apresentou balanço das ações do Batalhão em 2014 e metas previstas para este ano, principalmente no que tange ao combate aos crimes violentos letais e intencionais (CVLI).

Durante mais de duas horas, os irmãos de três lojas maçônicas (Areópago Jequieense, União Beneficente e Obreiros dos Rios das Contas), mostraram interesse em questões cruciais das atividades da Polícia Militar, tanto no aspecto preventivo quanto repressivo. No aspecto preventivo, o Comandante falou sobre a atuação da Ronda Escolar, bem como do estreitamento dos laços com professores, diretores e os demais órgãos afins. Também foram noticiadas as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que formou,em 2014, cerca de 900 novos alunos.

Ainda no campo da prevenção, o Comandante destacou as operações de fiscalização de veículos, de combate ao tráfico de drogas e as abordagens rotineiras que são feitas pelas respectivas Companhias do Batalhão de Jequié, responsável pela redução de 27% dos homicídios, considerando os períodos de agosto/2013 a março/2014 e agosto de 2014 a março de 2015.

No campo da repressão, ficou mostrado que o Batalhão conseguiu superar os resultados obtidos em 2013: foram 70 veículos recuperados em 2014 contra 39 em 2013, 173 armas apreendidas em 2014 contra 99 armas no mesmo período do ano anterior e 211 prisões/apreensões de drogas contra 126. Em média, os resultados da produtividade do 19° BPM foram 71% superiores em relação ao ano de 2013.

Durante o encontro foi enfatizada a importância do uso da tecnologia como aliada do policiamento, tendo o Comandante ressaltado também a necessidade de estreitamento da relação Polícia e Sociedade como mecanismo de otimização do emprego do policiamento e satisfação das reais necessidades dos cidadãos.

Também esteve presente no evento e representando a Polícia Civil o Dr. Almir Fernandes, Delegado de Polícia, que esplanou sobre a atuação da Polícia Judiciária no Município de Jequié e região.


eze

O radialista e político da Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (PMDB), tomou posse nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia, substituindo o colega de partido, Bruno Reis (PMDB), que assumiu a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza de Prefeitura de Salvador. Herzem Gusmão, que era primeiro suplente da coligação encabeçada pelo Democratas nas eleições de 2014, foi recepcionado pelos parlamentares e prestou juramento acompanhado da família, amigos e convidados de seu município.

Como Bruno Reis, o novo deputado passa a integrar a bancada de Oposição e em seu primeiro discurso, na sessão plenária desta terça, lembrou que não seria tarefa fácil substituir o combativo Bruno Reis. Garantiu, entretanto, que não medirá esforços para contribuir e fortalecer o instrumento democrático, defendendo os interesses da Bahia e, em especial, do município de Vitória da Conquista.

ercezem

O líder da Oposição, deputado Sandro Régis, fez questão de subir à tribuna para cumprimentar o novo colega, destacando a experiência e a liderança de Herzem Gusmão no sudoeste baiano. ” Herzem chega ao legislativo preparado e com uma história de luta de quem sempre defendeu os seus ideias e sempre se colocou como a voz do povo de sua cidade”, disse Régis, observando que com sua força e capacidade de trabalho, o deputado contribuirá de forma significativa com a bancada de oposição. O deputado Leur Lomanto (PMDB), também se pronunciou, ressaltando a qualificação do novo parlamentar e a sua importância representativa para o fortalecimento político da região sudoeste da Bahia. Com informações de Anderson Oliveira. .


Sílvio Agostinone, operador de máquinas pesadas da prefeitura de Jaguaquara, morreu na tarde desta terça-feira (03) quando realizava serviços em uma ponte na região rural da cidade, povoado de Itiúba.  Chovia muito na região rural e mesmo assim os serviços foram dado prosseguimento.

Segundo informações colhidas pelo Blog Itiruçu Online, o homem ficou soterrado após um barranco desabar sobre seu corpo em virtude das chuvas. Informações em instantes.


alto da coelba

Por volta das 21h00min desta segunda-feira(02), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional(CETO), em ronda ostensiva no Bairro do Jequiezinho, nas imediações do Alto da Coelba, detiveram Rodrigo Dias Reis dos Santos(26),  por porte ilegal de arma de fogo.

                        Consta no relatório policial que o envolvido estava com um revólver cal. 38, com cinco cartuchos intactos, além de uma quantidade não determinada de crack e uma balança de precisão. Ainda segundo os policiais, Rodrigo Dias é ex-presidiário e também suspeito de tráfico de drogas na localidade conhecida como bom sossego. O indivíduo foi encaminhado para a delegacia e apresentado à autoridade judiciária competente, juntamente com todo o material apreendido.


Marcos

O São Pedro de Itiruçu é a festa pública mais procurada no interior da Bahia, por ser uma vitrine para os artistas, desde a apresentação nos blocos alternativos ao show na Praça principal da festa.

  Desde o inicio do ano vários artistas buscam mostrar seus trabalhos para a equipe do São Pedro. São cantores e duplas de todo o Brasil, de variados estilos musicais buscando Itiruçu para subirem no palco do São Pedro.

 roberto

  Nesta segunda-feira (02), quem esteve visitando o município de Itiruçu foi à dupla Fábio e Fabrício. Eles dedicaram a manhã na cidade, participando do Programa de Rádio Manhã Hist na Itiruçu FM e manteve contato com o empresário Lucas Miranda, da LK Shows e Eventos, produtora do São Pedro.

Ladeado da dupla, o assessor Marcos Novaes aprovou o trabalho e disse está torcendo pela participação da dupla no São Pedro de Itiruçu. A dupla paulista, que tem como um dos participantes o Jequiense Fábio, disse que será um grande passo na carreira se apresentarem no São Pedro de Itiruçu.


tvbahia

Segundo informações de bastidores da imprensa, o clima está pesado na Rede Bahia. Jefferson Beltrão, jornalista da TV Bahia e da Globo FM, foi demitido da rede de televisão na manhã desta segunda-feira (02). Beltrão era âncora do BATV, jornal noturno da emissora, e, apresentava o ‘Programa das 7′ na rádio. De acordo com funcionários da empresa, outras 37 pessoas também foram desligadas, e, além disso, Kátia Guzzo, profissional com longa história na TV Bahia, está com o futuro incerto na empresa. A emissora não se pronunciou acerca do assunto. Com informações do Bahia Notícias


Foto/Blog Itiruçu Online
Foto/Blog Itiruçu Online

Foi arrombado o Mercado de Itiruçu, situado ao lado do Hospital, na madrugada desta segunda-feira (02).  O proprietário não soube informar o horário do arrombamento. Não foi divulgada a quantia nem o material levado pelo arrombador.

O meliante conseguiu adentrar no Mercadinho pela porta da frente e cometeu o roubo seu que ninguém pudesse perceber. A polícia investiga o caso. O estabelecimento é de propriedade de Gazo Serra.


Uma chuva acompanhada de raios e trovoadas provocou estragos na zona Rural de Itiruçu, na Marialva, região da Várzea, nesta segunda-feira (02).

Durante a tarde, um  raio atingiu um fio de alta tensão que caiu ao lado da BA 577,causando perigo aos usuários da via. Ninguém ficou ferido. A equipe da Coelba foi acionada para restabelecer o fio elétrico e eliminar os riscos de acidente. O flagra foi feito pelo repórter Otacílo Fraga, do Blog Itiruçu Online.


individuo

 Informações do Departamento de Comunicação Social do 19BPM de Jequié , dão conta que, por volta das 11h00min desta segunda-feira(02), policiais militares da 3ª CIA PM/Jaguaquara, em operação conjunta com a Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (CAESG), detiveram Matheus do Espírito Santo das Mercês(19) e Flávio de Jesus Santos(30), por posse ilegal de droga, bem como, utilização de motocicleta com restrição de roubo.

6a1edf30a0fd9fe967b96ed1b51cf618

Segundo relatório da ação policial, durante ronda ostensiva numa localidade conhecida como “Baixa da Fartura” em Jaguaquara, município situado a 340 km da capital baiana, os envolvidos transitavam numa motocicleta Yamaha, modelo YBR125, placa NTP8061, licenciada em Jequié, com restrição de roubo.

de566d034edc0d5bde66a5d4a76dfea7

Posteriormente na abordagem foi encontrado ainda 1 kg de cocaína e outras substâncias utilizadas para a preparação da droga e consequente comércio. O 19º BPM informou que ambos os detidos, assim como todo o material apreendido, foram apresentados na delegacia de Jaguaquara.


drogas

Por volta das 11h30min desta segunda-feira(02), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional(CETO), em ronda ostensiva no Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), detiveram Matheus Oliveira da Silva(24), Joselito Moraes Santos(32), Aldo Souza Santos(23) e o menor e iniciais D.F.M.N(17), todos por tráfico de drogas.

                        Segundo a guarnição de serviço, responsável pela ocorrência, foram apreendidos 48 “pedras de crack, 34 “cocadas” de maconha e a quantia de R$ 72,00 e que um dos envolvidos, teria deixado o presídio em liberdade condicional na última quarta-feira. A polícia militar informou ainda que todos os detidos foram devidamente apresentados à autoridade judiciária competente.


bancadabaiana

Os deputados federais Antonio Imbassahy, Jutahy Magalhães Jr. e João Gualberto (PSDB-BA) abriram mão das passagens aéreas para suas esposas. A liberação de passagens para cônjuges de deputados foi aprovada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Segundo Jutahy, toda a bancada do PSDB, composta por 56 deputados, foi contrária à medida. O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), vai dar entrada com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para suspensão do “ato vergonhoso da Câmara que possibilita que parlamentares comprem passagens aéreas para seus cônjuges”.

Para Imbassahy, a medida é uma “excrescência”.  “Considero um despropósito a aprovação do benefício que contempla os cônjuges dos parlamentares com passagens aéreas pagas pelo Congresso, ainda que se restrinjam a viagens do estado de origem do parlamentar a Brasília. De antemão, afirmo que não usarei tal prerrogativa e estou sugerindo a toda a bancada do PSDB que, de igual maneira, abra mão dessa vantagem”, disse Imbassahy na sua página ao Facebook.

“É imoral a aprovação do benefício. Um privilégio que está na contramão dos meus propósitos de trabalho nessa Casa Legislativa, principalmente, nesse momento de crise econômica no país, de ‘arrocho’ para as famílias brasileiras. Infelizmente, esse assunto não entrou em pauta no plenário e, por isso, aproveito esse canal de comunicação para expressar que abro mão desse benefício”, declarou o deputado João Gualberto também em sua página no Facebook.