andinho

Faleceu o jovem Anderson Oliveira, após ser internado no Hospital Geral Prado Valadares vítima de uma queda quando jogava futsal no Ginásio de Esporte no último domingo, dia 25.

Amigos e familiares estão consternados pela morte prematura do jovem de 17 anos, estudante da 2º serie do ensino médio.

Andinho, como era carinhosamente conhecido entre os mais íntimos, sofreu fortes dores na cabeça e acabou caindo, enquanto jogava futsal no Ginásio de Esporte Local, sendo socorrido para o Hospital Pedro Pimentel Ribeiro e encaminhado para uma Unidade Médica no HGPV, em Jequié.

Familiares aguardam o Corpo para o velório e sepultamento, que vai acontecer no Bairro Roberto Di Gregório, popular Agarradinho. O Corpo será sepultado no Cemitério João Batista.


nilo

As eleições para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia ocorrerão na próxima segunda-feira (02), e os candidatos Marcelo Nilo (PDT) e Rosemberg Pinto (PT), ambos da base governista, seguem firmes com suas articulações nesta reta final.
Apesar de ser dada como certa a reeleição de Nilo, que, caso eleito, partirá para o quinto mandato consecutivo, completando dez anos no posto, Rosemberg afirma que já se sente vitorioso por ter aberto debate sobre a necessidade de alternar o poder no Legislativo baiano.

Nos bastidores, o clima é de acirramento e correria para os próximos cinco dias. Há quem diga que o fato de o voto ser secreto está causando tensão entre os candidatos, sobretudo, devido a uma possível reviravolta dos colegas governistas na hora da votação.

Tanto o fim da reeleição quanto a retirada de Nilo do cargo já eram assuntos que vinham sendo discutidos internamente por petistas. A decisão de lançar o parlamentar do PT foi unânime por parte do diretório estadual da sigla.
O governador Rui Costa (PT) já garantiu que não irá interferir na disputa. “Já me sinto vitorioso porque consegui abrir o debate na sociedade. Hoje, as principais instituições têm ligado para mim, como o Ministério Público. Já me reuni com conselheiros do TCE e do TCM, então, todas as instituições de controle estão falando da necessidade de ver o processo democrático consolidado”, disse à Tribuna.


internado

Um grave acidente ocorrido no povoado do São Pedro, em Lajedo do Tabocal, envolvendo dois jovens itiruçuenses em uma motocicleta de placa não identificada, por volta das 19 horas do último sábado, dia 25, deixou um deles com ferimentos graves. O acidente aconteceu quando ambos retornavam para o município de Itiruçu.

 O condutor LUCAS DE ARGOLO encontra-se em estado bastante delicado  na UTI do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. A polícia ainda não sabe o motivo do acidente, mais há indícios de que foi causado por outro veículo, que não prestou socorro no local. A moto só teve marcas de batida na traseira. À polícia investiga o acidente.

Lucas Argolo, condutor da moto, foi atendido pela equipe do Samu no local do acidente e encaminhado em estado grave para o prado Valadares e o carona de nome não revelado,  não teve ferimentos graves, apenas escoriações. O condutor (Lucas Argolo) foi internado no Prado Valadares sem identificações por não portar os documentos pessoais, sendo identificado apenas na noite de segunda-feira 26, à noite.

Nas redes sociais muitas mensagens de oração e força estão sendo deixadas pelos amigos e familiares.


David e família em Far River, Massachusetts - EUA.
David e família em Far River, Massachusetts – EUA.

A cidade de Nova York está paralisada desde a noite de segunda-feira (26) por uma tempestade de neve que se estende pelo nordeste do país e que forçou as pessoas a permanecerem dentro de casa até o fim do temporal. Em sete estados da região, de Nova Jersey até o Maine, na fronteira com o Canadá, foram declarados estados de emergência, totais ou regionais, que incluem, além de Nova York, outras cidades importantes, como Boston. A tempestade pode afetar até cerca de 60 milhões de pessoas em uma dúzia de estados, segundo a Reuters e a CNN.

 nevasca

O Blogueiro apuaremense Deivid Robert, editor do Apuarema24Horas, é um dos brasileiros que está no Estado de Massachusters nos EUA, enfrentado a Nevasca histórica. Assim como os americanos, o brasileiro também está temporariamente impedido de sair de casa, em virtude de possíveis tempestades.

“De  início é assustador, acostumado a conviver em uma cidade que quase nada acontece… Graças a Deus, um friozinho de no  máximo 19ºC e de repente você se ver trancado dentro de casa e numa temperatura de -18ºC com sensação de -30ºC. Não é fácil, muito frio mesmo! Mas ao amanhecer, quando resolvemos dar uma volta na cidade para esquiar e brincar na neve, compensa tudo.”  – Relatou David Robert.


Ed Santos e Sergio Siolli irão lhe informar no primeiro horário do dia
Ed Santos e Sérgio Siolli irão lhe informar no primeiro horário do dia

A Itiruçu FM volta ao ar o Programa Cidade Repórter na próxima segunda-feira, dia 31.  Com foco no jornalismo, que tem direção geral de Sergio Siolli, âncora do programa deste a sua estreia.

O programa foi ao ar no ano de 2013, com os repórteres Sérgio Siolli e Sandro Luiz e em seguida Jesiél Souza, hoje no Giro Total ao meio dia.

O programa será exibido no mesmo horário de antes, de segunda a sexta, das 06h30min às 08h00min horas.  Na nova edição da programação, a novidade é a participação do repórter Ed Santos, que por alguns anos foi âncora do programa Giro Total, hoje ancorado por Roberto Brito.

Os  âncoras prometem uma nova cara no jornalismo da emissora, com mais notícias regionais e local. A participação popular será de livre acesso pelos canais de comunicação da emissora.  Você que mora em outro estado ou cidade, poderá ouvir a Programação através do Site, clicando aqui.


Política já é acirrada nos bastidores. Foto/Blog Itiruçu Online
Política já é acirrada nos bastidores. Foto/Blog Itiruçu Online

A praticamente dois anos das eleições municipais, já é intensa a movimentação nos bastidores políticos em torno da especulação dos possíveis nomes que poderão disputar o cargo de prefeito de Itiruçu em 2016.

Além do prefeito Wagner Novaes (PSDB), que naturalmente deverá ir para a reeleição, ou indicar seu candidato, surgem nos cenários nomes que deverão protagonizar uma das campanhas mais disputadas dos últimos anos pela majoritária nas chapas. Na questão de sucessão pela base do atual governo, devem priorizar, além do prefeito, o nome da vice-prefeita Dra. Rita Novaes ou de seu esposo Aílton Cezarino, que geriu o município de 2005 a 2009. Outros nomes na base também estão sendo cogitados, a exemplo do vereador Val Caetano e Paulo Ézio, além da primeira-dama Marlete Novaes.

Na semana passada, durante uma entrevista concedida para o Itiruçu Online, o vereador Junior Petrúquio também disse ser uma das opções pela Oposição.  Junior afirmou que poderá lançar seu nome na disputa para prefeito em 2016. Com ele, centra na oposição atenção em torno da médica Lorena Di Gregório, ambos do PT, que ganhou um terceiro nome como possível candidato, Jorge Assis, preferência do ex-prefeito Carlinhos, também do PT. Para o ex-prefeito, resta apoiar um nome, pois durante os 04 anos a frente do município, conseguiu ter três contas rejeitadas e entrou no rol dos políticos ficha sujas. Clique aqui e veja lista.

Apesar de negar veementemente, o vereador Alexandre Maimone do PC do B, é um dos que sonha em comandar o executivo municipal. A oposição está de força revigorada com a eleição da Câmara Municipal, quando, na oportunidade, travou luta pela cadeira do Legislativo e cooptou um dos vereadores da situação para ser o presidente. Relembre aqui. O certo é que, apesar das articulações dos bastidores, todos os partidos optam por manter o silêncio.

Outro nome que afirmou para o Itiruçu Online pleitear o cargo é Edeildo Borges, o ‘DD’, que visa construir uma candidatura pelo SSD-Solidariedade, com ajuda o ex-deputado federal Luiz Argolo.

Edeildo Borges deixou o Partido Progressista-PP, sigla do atual vice-governador da Bahia, João Leão, o que deixa a sigla sem nome de força e respaldo de voto o suficiente para galgar o executivo, que nos dias atuais é representada pelas baixarias nas redes sociais, ventilando mentiras e acusações levianas aos desafetos. Segundo informações, o atual vice-governador já planeja uma nova comissão municipal para doar a sigla.  Se é verdade ou não, o certo é que o partido conta com alguns candidatos a vereadores, mas o líder não é aceito por nenhuma outra candidatura, nem pelo PT, nem pelo PSDB. Ou lança um nome, ou fica de fora da disputa, pois muitos políticos ameaçam não compor palanques com o PP local.


jequieense
Foto Divulgação/ Tote Andrade

Um caminhão tanque que transportava combustíveis pegou fogo nesta terça-feira (27/09) deixando uma vitima fatal. Segundo informações colhidas pela reportagem do Caetité Notícias, o acidente aconteceu na BR -030, na cidade de Palmas de Monte Alto, próximo a comunidade de Rancho das Mães.

acidentesss

O motorista do caminhão morreu carbonizado. Wilson dos Santos Silva Junior (25), morador da cidade de Jequié, perdeu o controle da direção, vindo a capotar na pista. O mesmo ainda foi arremessado para fora do carro. O IML de Guanambi, executou o levantamento cadavérico do corpo. A pista ficou congestionada por algumas horas. Informações do Blog Junior Mascote.


priscillaferr

A música e o carnaval fazem parte da história de Priscilla Ferr, cantora que se apresenta no Leme, no próximo dia 7 de fevereiro, ao lado do Bloco Brasil. Nascida em Vitória da Conquista,  de um músico e de uma família onde “todo mundo tocava alguma coisa”, ela se tornou intérprete por uma consequência natural.

Priscilla Ferr é a primeira de cinco candidatas que serão apresentadas ao longo dos próximos dias e que concorrem ao título de Musa dos Blocos do Rio, em eleição promovida pelo G1 a partir da próxima sexta (30). Todas as candidatas — escolhidas pelo site — têm relação com algum bloco de carnaval de rua carioca e são foliãs apaixonadas.


fabio

Ainda repercutem em todo o estado as mudanças na forma de regionalização de Saúde, promessas do atual governador Bahia, Rui Costa, durante campanha eleitoral. Não é novidade para ninguém que o atual governador iria tomar as medidas de regionalização, através dos Núcleos Regionais de Saúde.

Segundo o atual Secretário da Sesab, Fábio Vilas-Boas, a criação de nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) segue a mesma lógica do que vem acontecendo com as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Educação (SEC), que é tornar o serviço do Estado mais próximo do cidadão. Este foi o tom da conversa do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, com prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde no município de Ilhéus, na tarde de ontem,  segunda-feira (26).

“O objeto do Estado é servir ao cidadão e não atender a si mesmo. Tudo o que pudermos fazer para reduzir os custos com atividades administrativas e gastar com atividades fins, como assistência em unidades de saúde ou serviços de internação domiciliar, por exemplo, o faremos”, destaca o secretário, que lembra ainda da necessidade de estruturar um sistema de saúde capilarizado de modo que os municípios pequenos tenham condições de manter a maioria dos pacientes em seus locais de origem, com estruturas de pequena complexidade ao invés de recorrerem a hospitais de média e alta complexidade.


acidente

Um suposto acidente que matou o pai e quatro filhos na BR-070, no estado de Goiás, no último sábado (24) tem sido tratado como crime pela polícia. Uma carta deixada por Marco Aurélio Almeida Santos, 48 anos, depois de buscar os quatro filhos – três meninos e uma menina – na casa da família da ex-mulher, tem colaborado para o registro do caso como sendo quatro homicídios e um suicídio. De acordo com o delegado Renato Sampaio, há indícios de que não se trata de um acidente, “já que a carta tem um tom de despedida”, mas as investigações continuam.

foto

Ainda de acordo com a polícia, o motorista do automóvel se separou há pouco tempo da mãe das crianças. Na carta, de quatro páginas, Marco Aurélio afirmou que ela não veria mais as crianças. “Samara, espero que quando você estiver lendo essa carta eu e os meus filhos já estejam (sic) bem longe”, diz na primeira frase. “Hoje é um grande dia, para mim e meus filhos. Estaremos buscando um lugar de paz onde não exista humilhação e covardia”. O acidente aconteceu minutos depois de a família sair de casa. O carro em que os cinco estavam colidiu frontalmente contra uma carreta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Santos tentou fazer uma ultrapassagem, mas acabou batendo no veículo de carga. O carro ficou destruído. Todos os ocupantes do veículo morreram no local. As informações são do Bahia Notícias.


acidente
Um avião monomotor ultraleve fez um pouso forçado na BR-101, km 189, entre os entroncamentos dos municípios de Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Santos, o avião pousou no meio da pista e só não ocorreu uma situação grave, porque os condores que transitaram na pista conseguiram sair para o acostamento.
“Ficamos sabendo que o avião fez esse pouso e viemos de imediato para o local. Quando chegamos o avião já estava fora da pista e nós convocamos mais viaturas”, informou. De acordo com Carlos Santos, a aeronave desceu no meio da BR e moradores do local disseram que a asa passou a cerca de um metro das casas.
A informação é de que a ultraleve estava fazendo seu primeiro voo. O destino inicial teria sido São Paulo e o destino final seria São Luiz do Maranhão, local onde mora o proprietário do monomotor.
prfsss
“A aeronave já teria feito várias paradas, sendo a última delas em ilhéus, para reabastecimento, e estaria vindo para Feira de Santana, onde teria apoio para um novo abastecimento no aeroporto João Durval, e depois seguiria viagem”, informou Carlos Santos.
Ainda segundo o inspetor da PRF, o piloto do monomotor informou que ocorreu um defeito mecânico na aeronave e que a opção foi fazer o pouso na pista.
A aeronave permanece no local e na manhã desta terça-feira (27) vai ocorrer um planejamento para que ela levante voo. Para que isso ocorra uma parte da BR 101 será fechada. “Vamos analisar a situação para saber o que causou o problema e assim que a ultraleve estiver pronta, vai levantar voo”, frisou o inspetor Carlos Santos.
Informações do repórter Ed Santos // Acorda Cidade

barradochoca

A Polícia Civil de Barra do Choça divulgou na tarde desta segunda-feira, 26 de janeiro, a informação que após  um intenso trabalho de investigação durante os últimos dias, chegaram ao suposto autor do crime que vitimou a doméstica Telma, no dia  28 de outubro de 2014.

Telma foi encontrada morta a facadas em sua residência em alto estado de decomposição, após ficar três dias desaparecida. O crime abalou toda a comunidade de Barra do Choça. Na época, ela trabalhava em uma creche no município.

De acordo informação a Polícia Civil com o apoio da Guarda Civil Municipal identificou e prendeu  o indivíduo com o nome de Udson em Vitória da Conquista. Os policias civis de Barra do Choca, tinham em mãos um mandado de prisão contra ele, por ter praticado o crime delatrocínio (roubo seguido de morte) contra a doméstica.

Já está preso e será entregue a Justiça. Com informações da Polícia Civil de Barra do Choça